Durante o Aircraft Interior Expo, que ocorre nesta semana na Alemanha, a Qatar Airways detalhou o plano para que sua frota tenha acesso a internet de alta velocidade da Starlink. Confira detalhes nesta matéria!
Acordo com a Qatar Airways
Nesta semana ocorreu a maior feira de interiores de aeronaves do mundo, a Airline Interior Expo, na Alemanha. O PP publicou aqui algumas novidades que apareceram por lá.
Neste evento, a Qatar deu mais detalhes sobre o acordo para usar a internet da Starlink em suas aeronaves. A companhia tinha anunciado o acordo em outubro do ano passado, como mostramos aqui.
Segundo o anúncio, a companhia irá equipar toda sua frota com link de até 500 Megabit por segundo. Isso proporcionará streaming de vídeos em alta resolução de forma gratuita para os passageiros.
Segundo a companhia, o prazo para que toda sua frota esteja equipada com o serviço é de 2 anos, incluindo as aeronaves de corredor único (narrow-body), como o A320 e 737-MAX. A instalação irá começar por três aeronaves 777-300 que estarão com o serviço funcionando no último trimestre de 2024.
Como funciona a Starlink
A Starlink possui mais de 5.000 satélites sobrevoando o planeta em órbita baixa. Estes satélites fazem a comunicação entre as antenas dos usuários e antenas em terra, chamadas Gateway Sites.
A internet via satélite já existe há algumas décadas, porém, com elevados custos, já que usa satélites tradicionais de comunicação, que são caros para construir, lançar e operar.
De forma bem simplista, o que fez a Starlink revolucionária é o uso de satélites bem mais simples e menores que os convencionais satélites de comunicação, a capacidade de comunicação entre eles através de uma tecnologia por laser e o lançamento através de aeronaves da SpaceX que é do mesmo grupo.
Com menor valor da operação, a Starlink pode oferecer conexão a preços mais baixos do que outros provedores de internet via satélite, permitindo que o serviço seja acessível mesmo onde não existe conexão por cabo.
O serviço foi projetado para oferecer internet para regiões onde a conexão é limitada. Desde seu lançamento já possui acordo com 6 companhias aéreas, incluindo a Hawaiian Airlines, Qatar Airways, Air New Zealand, entre outras.
Comentário
O anúncio com os detalhes e a data de início do serviço é uma ótima notícia, especialmente porque pode ser o início da popularização da internet em aeronaves.
É bom lembrar que até poucos anos atrás pouquíssimas companhias ofereciam streaming ou acesso a internet a bordo. Agora é torcer para que o serviço realmente se popularize e em breve o uso da internet a bordo possa ser algo corriqueiro.
O que achou da notícia? Compartilhe sua opinião nos comentários.