A JetBlue vai permitir que os passageiros das tarifas Blue Basic – classe econômica básica da companhia – tragam uma bagagem de mão de tamanho completo, e não apenas um item pessoal. A mudança começa a valer no dia 06 de setembro de 2024, independentemente de quando o passageiro tenha reservado seu bilhete. Confira!
Marty St. George, presidente da JetBlue comentou a mudança. “As bagagens de mão são uma parte importante da viagem para os clientes e, quando apresentados com a escolha entre o serviço premiado da JetBlue e a oferta básica de outra companhia aérea, queremos que a JetBlue seja a vencedora fácil. Estamos sempre procurando maneiras de evoluir nossa oferta em resposta às preferências dos clientes. Isso é uma situação ganha-ganha, pois melhoramos a experiência do cliente e mantemos a JetBlue competitiva em nossa indústria”, explicou St. George.
Restrições atuais
Atualmente, as tarifas Blue Basic têm as seguintes restrições:
- Não permitem bagagem de mão de tamanho completo, apenas um item pessoal;
- Oferecem acúmulo limitado de pontos, já que você ganha dois pontos por dólar gasto, em vez de seis pontos;
- Têm restrições na marcação de assentos, permitindo a escolha gratuita de assentos apenas até 24 horas antes do voo;
- Você embarca com o último grupo;
- Oferecem flexibilidade limitada de bilhetes, com uma multa de $100-200 para alterações.
Felizmente, a partir de 06 de setembro, a que talvez seja a maior restrição será removida. A companhia vai permitir que passageiros das tarifas Blue Basic tragam uma bagagem de mão, além do item pessoal.
A JetBlue argumenta que essa mudança faz da Blue Basic uma das tarifas de econômica com melhor custo-benefício da indústria, especialmente considerando as comodidades que a JetBlue inclui para todos os passageiros, como o maior espaço para as pernas na classe econômica nos EUA, Wi-Fi e entretenimento gratuitos, bebidas e lanches gratuitos, entre outros.
Por que a JetBlue está mudando?
A JetBlue permitir novamente bagagens de mão na econômica básica é uma medida amigável para o cliente, então você talvez se pergunte por que essa mudança está sendo feita. O primeiro motivo, logicamente, é oportunidade de atrair mais passageiros e gerar mais receita.
Além disso, quando se considera o cenário competitivo, é bom lembrar que duas de suas concorrentes, a Frontier Airlines e a Spirit Airlines reformularam seus modelos de negócios, uma delas chegando a eliminar as taxas de alteração em todas as tarifas, até mesmo nas mais básicas.
Enquanto isso, a econômica básica da JetBlue está entre as mais punitivas, pelo menos quando comparadas às companhias aéreas tradicionais (a econômica da American e da Delta permitem bagagens de mão gratuitas, apenas a da United não permite).
Com a inclusão de uma bagagem de mão a econômica da JetBlue fica muito mais competitiva, e isso deve ajudar a companhia a preencher os aviões com essas tarifas. Sem contar que o custo real para essa inclusão de bagagem de mão é mínimo, a companhia provavelmente não está perdendo muita receita com essa mudança.
Comentário
Quem viaja sabe da importância que a bagagem de mão tem. Penso que a JetBlue está sendo sensata em investir na experiência do cliente e melhorar a proposta de valor de voar com a companhia, enquanto tenta aumentar a receita em outras áreas.
O que achou da novidade? Para reservar passagens da JetBlue, acesse o site da companhia aqui.