A Emirates revelou que pretende suspender sua rota entre Singapura e Melbourne. A companhia aérea opera essa rota desde 1996, com exceção da pandemia. De acordo com a empresa, a suspensão vem por conta de uma estratégia de reavaliação da companhia. Saiba mais!
Cancelamento do voo para Melbourne
A Emirates revelou que tem planos de cancelar sua rota de Singapura para Melbourne. Os voos são operados através do conceito da 5ª liberdade do ar e está ativa desde 1996. Vale lembrar que antigamente, essa rota era realmente essencial para a companhia aérea, mas com o aumento de voos diretos entre Dubai e a Austrália, elas perderam sua relevância.
A Emirates afirmou que divulgará a data final do voo entre Singapura e Melbourne depois de ter sido avaliado pela Comissão de Concorrência e Consumidor de Singapura (CCCS). O CCCS examinará o impacto do cancelamento nos compromissos de capacidade estabelecidos na parceria da Emirates com a Qantas.
A companhia aérea continuará com seus dois voos diretos de Melbourne para Dubai e quatro voos de Singapura para Dubai, além de oferecer voos diretos de Melbourne para Singapura pela Qantas.
O que são voos de 5ª liberdade do ar ou 5th Freedom Flights?
Os voos da Emirates entre Singapura e Melbourne são operados através de um conceito chamado de 5ª liberdade do ar ou 5th Freedom Flights (em inglês). Esse tipo de voo acontece quando uma companhia parte de um país no qual possui operação segue para um destino no qual não opera localmente e, a partir dele, continua para outro país na mesma situação.
Na maioria das vezes, voos que se baseiam no conceito da 5ª liberdade são operados por aeronaves de grande porte em rotas de menor distância, como é o caso de Kuala Lumpur (KUL) e Sydney (SYD). Sendo assim, a maior vantagem de um voo que se baseia no conceito da 5ª liberdade do ar é, sem dúvida, a possibilidade de voar em cabines mais confortáveis e que normalmente só seriam utilizadas pelas companhias áreas em voos de longa distância.
Além da Emirates na Austrália, outras companhias aéreas operam os 5th Freedom Flights partindo do Brasil ou de demais aeroportos da América do Sul. Para mais informações, acesse esta matéria.
Comentário
A decisão da Emirates de cancelar sua rota entre Singapura e Melbourne marca uma mudança significativa em sua estratégia de conectividade. Funcionando desde 1996, essa rota de “quinta liberdade” permitia à Emirates operar voos entre dois países fora de sua sede, mas o aumento da demanda por voos diretos entre Dubai e a Austrália tornou essa rota menos relevante pois a companhia está reavaliando suas rotas para se concentrar em opções mais estratégicas.
E você será afetado com essa mudança? Para mais informações de voos acesse o site da Emirates.