A Air France está apresentando seus novos menus assinados por chefs renomados e com estrelas Michelin, para clientes de voos saindo de Paris. Para criar os pratos, os chefs trabalham em conjunto com a Servair, empresa de catering aéreo, usando ingredientes frescos e locais que variam conforme a estação. Os novos pratos estarão disponíveis até o final de novembro de 2024. Saiba mais a seguir!
“Quis oferecer aos viajantes um vislumbre da minha culinária, uma mistura de delicadeza gourmet e sabores inesperados”, explicou o chef Jérôme Banctel, responsável pela criação dos pratos para o menu da cabine Executiva.
Novo menu, novos chefs
A Air France está apresentando seus novos menus para o outono do hemisfério norte, que estarão disponíveis nos lounges e nos voos da companhia aérea que saem de Paris. O chef Jérôme Banctel, que possui três estrelas Michelin, e Josselin Marie, apaixonado por culinária responsável, são as novos nomes que se juntam à renomada equipe da Air France.
Os dois chefs vão atuar ao lado de Nina Métayer, Glenn Viel, Phillippe Rigollot, Frédéric Simonin, Michel Roth, Alain Ducasse e suas equipes. Os menus destacam a alta gastronomia francesa, e são criados em conjunto com a empresa de catering aéreo Servair, usando ingredientes frescos e locais que variam de acordo com a estação.
As carnes, aves, laticínios e ovos em cada menu são de origem francesa, e o peixe é proveniente de pescas sustentáveis. Os pratos vegetarianos também estarão disponíveis em todos os lounges dos aeroportos e em todos os voos da companhia aérea.
Menu dos voos de longa distância
A Air France confiou ao chef Jérôme Banctel a criação dos pratos para o menu da classe Executiva de longa distância saindo de Paris. O chef, que foi premiado com três estrelas Michelin em 2024, se inspira em sua terra natal, a Bretanha, para criar seus pratos. Ele usa ingredientes que remetem à sua infância, aprimorados com sua assinatura culinária como molhos sem manteiga ou creme.
Entre seus dez pratos a serem degustados nos próximos oito meses pelos viajantes da cabine, estão:
- Frango com molho de leitelho, risoto de trigo sarraceno e óleo de salsa;
- Haddock com molho suave de cenoura, variações de cenoura com laranja e gengibre.
A chef Nina Métayer continua a parceria com a Air France nas sobremesas, iniciada em abril de 2024. A eleita Melhor Chef Pâtissier do Mundo em 2023 assina uma seleção de doces leves e refinados, incluindo:
- Crocante de avelã com caramelo e uma fatia de manga com coco ao toque de limão.
O chef Glenn Viel, também três estrelas Michelin, continua a assinar todo o menu da cabine La Première, unindo suas raízes bretãs com a culinária provençal. Amante dos produtos locais, ele criou um total de doze pratos que estarão disponíveis até o final de novembro de 2024.
Os passageiros da La Première também terão os doces do Meilleur Ouvrier de France e campeão mundial de pâtisserie Phillippe Rigollot, com seis opções de sobremesas leves e inovadores. Entre elas, estão:
- Gâteau de morango, Floresta Negra e tortinha de damasco com chantilly de alecrim.
A classe Premium ganha pratos do chef Frédéric Simonin, premiado com uma estrela Michelin e com parceria com a Air France iniciada em 2023. Perfeccionista, ele criou uma nova série de refeições preparadas com produtos selecionados.
Menu dos voos de curta e média distância
A rede de voos de curta e média distância também conta com uma seleção gourmet de pratos. O lounge do Terminal 2F no Aeroporto Paris-Charles de Gaulles, o chef estrelado Michel Roth, ganhador do Bocuse d’Or e Meilleur Ouvrier de France, assina o menu variado em parceria com Josselin Marie, um chef comprometido com a culinária responsável e vegetariana. Entre as opções do cardápio, estão:
- Frango ao vinho tinto com lardons, acompanhado de gnocchi frito na manteiga, mistura de cogumelos e cebolas peroladas de Michel Roth;
- Aveludado de aipo com truffonade e picles de aipo de Josselin Marie.
A dupla de chefs apresenta novos pratos quentes que mudam conforme as estações e complementam a oferta disponível no lounge. A bordo no voo, a experiência gastronômica continua.
Na rede de curta distância, Michel Roth criou uma nova linha de sanduíches para os viajantes da classe Executiva, adaptados ao tempo de voo para acompanhar o serviço de bordo. A oferta muda todos os meses, e entre as opções estão:
- Pão caseiro com carne desfiada e mostarda, aipo, maçã e curry suave;
- Dois tipos de pão com queijo de cabra cremoso, chutney de cebola e nozes.
Já na rede de média distância, os passageiros que viajam na classe Executiva podem desfrutar do prato frio do chef, que acompanha a refeição servida durante a viagem. Os pratos também são renovados mensalmente para sempre surpreender os viajantes frequentes da companhia. Entre eles, estão:
- Camarões levemente grelhados, fondue de alho-poró e ragu de carne estilo pot-au-feu.
Menu dos lounges da Air France nos aeroportos de Paris
Os lounges de longa distância da Air France contam com o benefício dos pratos assinados, assim como o serviço de bordo. No lounge La Première no aeroporto Paris-Charles de Gaulle, o chef mais estrelado do mundo, Alain Ducasse, prepara pratos com suas equipes. O prestigiado menu inclui:
- o famoso macarrão com presunto e trufas negras do chef, além do baba ao ruim ou Armagnac, assim como no restaurante em Monte Carlo.
As equipes da Ducassi Paris também desenvolveram novos pratos para serem degustados nos lounges de longa distância no terminal 2E (halls K, L e M). Lá, os passageiros podem experimentar, entre outras opções, o “Burgal”:
- assinado pela Ducassi Paris, uma alternativa vegetariana e de origem local, com hambúrguer feito com cereais e vegetais produzidos na França.
Já no aeroporto Paris-Orly, no lounge internacional no terminal 3, os viajantes podem encontrar a culinária de Jérôme Banctel, com pratos regularmente renovados de acordo com as estações.
Conheça Paris
Paris é sempre uma boa ideia, já diria Audrey Hepburn. A cidade está em nosso imaginário como um lugar onde a delicadeza e a força se combinam; onde o ar carrega perfume, cheiro dos pães recém saídos do forno e romance. Tem sua arquitetura-referência, as molduras mais icônicas de todo Velho Continente, e criou um universo onde a arte é tão importante quanto a história. Ah, e ainda é dona de um dos sorrisos mais marcantes do nosso tempo: a Monalisa.
Na capital francesa, a sensação é de que se está sempre acompanhado de elementos importantes e de lugares especiais, vivendo algo único, mesmo dentro do metrô ou só flanando por aí. Por lá, cada caminho importa; afinal, em uma cidade tão icônica, estar, demorar-se e apreciar já é vivê-la… Aprenda com os franceses “A arte de viver” e simplesmente exista, mas em Paris, descobrindo que, às vezes, os clichês são realmente o que valem a pena.
Para continuar lendo sobre, acesse o conteúdo completo na Travel. Já para ver o nosso guia de bolso sobre Paris, aqui.
Desconto em hotéis, seguro viagem e mais
Vai viajar? Aproveite nossos cupons de desconto para ter uma viagem mais econômica!
Comentário
Mais uma vez, vemos o cuidado das companhias aéreas ao oferecer um menu exclusivo, assinado por chefs renomados e que utilizam ingredientes selecionados, remetendo e valorizando a gastronomia local. E não apenas no serviço de bordo, mas também nos lounges.
Recentemente, divulgamos tudo que se sabe sobre a nova La Première da companhia, que sem dúvida vai oferecer experiências ainda melhores com a gastronomia.
O que você achou da novidade? Para saber mais, acesse o site da Air France.