O furacão Milton atingiu a Flórida, nos Estados Unidos, deixando milhões sem eletricidade e provocando inundações na costa oeste do estado entre a noite de ontem (9) e a madrugada desta quinta-feira (10). Embora tenha perdido força enquanto avançava pelo continente, o perigo ainda não passou. Meteorologistas alertaram que o furacão Milton poderia causar danos significativos, como destruição de residências, queda de árvores e elevação da maré em até 4,5 metros, o que geraria graves inundações. Infelizmente, mortes já foram registradas no estado.
Furacão Milton na Flórida
Milton tocou o solo por volta das 21h30 de quarta-feira com ventos de até 205 km/h, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC). Às 23h50, a velocidade dos ventos havia caído para 165 km/h e, por volta das 2h da manhã, as rajadas estavam em 145 km/h. Na manhã de quinta-feira, o furacão era uma tempestade de categoria 1, com ventos máximos sustentados de cerca de 135 km/h, saindo do estado perto de Cabo Canaveral. A previsão é que Milton permaneça sobre o estado até pelo menos sexta-feira (11).
A tempestade cortou a energia em uma grande parte da Flórida, deixando mais de 3,2 milhões de residências e empresas sem eletricidade, segundo o site poweroutage.us, que acompanha os relatórios das concessionárias norte-americanas. Em Fort Myers, uma das áreas mais afetadas, as ruas foram completamente alagadas.
Antes mesmo de atingir a costa, Milton já causava destruição. Pelo menos 19 tornados formados pela tempestade destruíram 125 residências e derrubaram árvores em diversas áreas do estado, muitas delas em comunidades de idosos com casas móveis, disse Kevin Guthrie, diretor da Divisão de Gerenciamento de Emergências da Flórida. Segundo a agência de notícias norte-americana Associated Press, moradores de uma localidade chamada Spanish Lakes Country Club, perto de Fort Pierce, morreram durante a passagem de um tornado. Equipes de busca e resgate foram mobilizadas para atuar nas regiões mais afetadas.
Evacuação em massa
O olho do furacão passou pela Baía de Tampa, onde vivem mais de 3 milhões de pessoas. Desde o início da semana, milhares de moradores foram retirados das áreas de risco e levados para abrigos de emergência.
Essas evacuações em massa transformaram várias cidades da Flórida em locais desérticos e causaram grandes congestionamentos. A corrida para sair da região também esgotou o combustível em diversos postos de gasolina. Supermercados tiveram suas prateleiras esvaziadas, à medida que os moradores estocavam alimentos e água.

Centro de Tampa completamente deserto
As autoridades emitiram ordens de evacuação obrigatória em 15 condados da Flórida, com uma população total de cerca de 7,2 milhões de pessoas. No início da tarde, as companhias aéreas já haviam cancelado cerca de 1.900 voos. O SeaWorld ficou fechado durante toda a quarta-feira, e a Walt Disney World e a Universal Orlando fecharam na parte da tarde.
Rastro perigoso de danos
Segundo as autoridades, apesar de a tempestade ter passado, ainda é perigoso viajar pela manhã seguinte ao Milton.
Alertas foram emitidos para que as pessoas fiquem longe das estradas, sobretudo por conta dos fios de energia caídos, árvores nas vias e pontes bloqueadas. Os danos estão em toda parte, a estrutura que serve como teto do Tropicana Field, estádio do time de beisebol Tampa Bay Rays em São Petersburgo, foi rasgada pelos ventos fortes. Diversos guindastes também foram derrubados pela tempestade, informou o serviço meteorológico.
A tempestade atingiu uma região que ainda se recuperava duas semanas após o furacão Helene inundar ruas e casas no oeste da Flórida, deixando pelo menos 230 mortos em todo o Sul dos EUA. Em muitos lugares ao longo da costa, municípios correram para coletar e descartar escombros antes que os ventos e a maré de Milton os espalhassem, agravando os danos.

Cobertura destruída do estádio Tropicana Field
Milton em tempo real
Apesar de ter perdido força, o furacão Milton permanece sobre a Flórida. Abaixo você consegue acompanhar sua localização em tempo real, como também, câmeras que registram sua passagem pelo estado:
Situação dos aeroportos
Como informamos aqui no PP, o furacão Milton está afetando diretamente o tráfego aéreo na Florida, fechando aeroportos ou cancelando centenas de voos.
O Aeroporto Internacional de Tampa (TPA) está fechado.
Já o terminal de Orlando (MCO) anunciou que encerrou suas operações devido a passagem do furacão Milton, cenário que deve permanecer pelo menos até as 15h00 de hoje.
Outros terminais também encontram-se fechados, como os de St. Pete-Clearwater, Southwest Florida, Sarasota Bradenton e Palm Beach.
Os aeroportos de Miami (MIA) e Fort Lauderdale (FLL) seguem operando, no entanto, informaram que alguma companhias podem cancelar seus voos devido as condições climáticas na Flórida. Assim, recomenda-se que os passageiros confirmem o status dos seus voos diretamente com suas respectivas companhias aéreas.
Tem voo para a Flórida? Saiba como proceder
Se você tem voo para a Flórida para hoje ou para os próximos dias, é muito importante que você se mantenha constantemente atualizado sobre as medidas de segurança tomadas pelas companhias aéreas e aeroportos, para evitar eventuais surpresas.
Antes de se dirigir ao aeroporto, se certifique com a companhia aérea de que seu voo não tenha sido alterado ou cancelado. Você pode fazer isso através do site, aplicativo ou telefone da empresa.
Caso seu voo tenha sofrido alterações, recomendamos que entre em contato com a companhia aérea o quanto antes para remanejar a data da sua viagem.
Comentário
Ainda é difícil entender o impacto do fenômeno e a magnitude dos danos e destruição causados pelo furacão Milton.
Neste interim, é muito importante que todos na Flórida continuem seguindo as orientações das autoridades e se mantenham em segurança. Para quem tem viagens marcadas para o estado, vale a pena se manter atualizado sobre as condições climáticas da Flórida e funcionamento de rodovias, parques e aeroportos. E claro, antes de sair de casa, confira sua reserva no site da companhia aérea responsável.
☞ leia mais
- Furação Milton fecha aeroportos na Flórida
- Parques da Disney e outros fecham devido ao furação Milton
- Azul, GOL e LATAM cancelam voos para a Flórida por conta do furacão Milton