A ATR, em parceria com a Starlink, está implementando internet de alta velocidade em seus aviões. Isso permitirá que os passageiros desfrutem de uma conexão de qualidade a bordo, mesmo em voos curtos. A Air New Zealand será a primeira companhia a oferecer esse serviço em voos domésticos com o modelo, a partir deste ano. Confira!
Nikhil Ravishankar, Diretor Digital da Air New Zealand, destacou a importância da tecnologia na experiência dos passageiros. Segundo ele, a companhia está constantemente em busca de inovações tecnológicas que beneficiem os clientes: “Com a maior constelação de satélites do mundo, explorar a conectividade em movimento em nossas aeronaves com a Starlink foi uma decisão natural. Seja viajando a trabalho ou a lazer, sabemos que manter uma conectividade de internet contínua transformará a experiência de viagem para os nossos clientes. Estamos ansiosos para levar essa conectividade aos nossos voos domésticos. A colaboração com a ATR e a equipe da PMV Engineering foi fantástica, e a expertise deles foi essencial para tornar essa visão uma realidade“, afirmou Ravishankar.
Starlink a bordo do ATR
Após meses de testes bem-sucedidos com o ATR 72-600, a Starlink foi finalmente certificada pela EASA (Agência Europeia de Segurança Aérea) para funcionar em aeronaves ATR. Agora, todas as companhias que operam os modelos ATR 72-500 e 72-600 podem instalar a tecnologia em seus aviões.
Criada pela SpaceX, a Starlink é uma rede de satélites que oferece internet de alta velocidade, permitindo aos passageiros fazer streaming, videochamadas e até jogar online enquanto estão a bordo.
A parceria entre a ATR, a PMV Engineering e a Starlink abre novas possibilidades para os voos regionais, oferecendo uma conectividade única. A Air New Zealand será a primeira a oferecer o serviço, mas outras companhias, especialmente em mercados como Japão, Europa, Ásia-Pacífico e Estados Unidos, também devem seguir o exemplo.
Mais comodidade e segurança nos voos
Além da internet, a ATR já oferece várias comodidades premium em suas aeronaves, como a HighLine collection, que inclui tomadas USB em todos os assentos e sistemas de entretenimento a bordo. A chegada da Starlink a bordo reforça o compromisso da ATR em proporcionar uma experiência de viagem mais confortável e moderna.
E não são só os passageiros que se beneficiam: os pilotos também terão acesso direto a serviços meteorológicos, o que ajuda a melhorar a segurança dos voos. A instalação do sistema foi projetada para se adaptar perfeitamente à aerodinâmica das aeronaves ATR, sem afetar o desempenho dos aviões.
Para conferir como a aeronave foi adaptada para receber o sinal da Starlink, confira abaixo um vídeo explicativo compartilhado pela própria ATR:
Comentário
A chegada da internet de alta velocidade em aeronaves regionais é um grande avanço para a aviação.
A parceria entre a ATR e a Starlink com certeza vai trazer mais conforto, tecnologia e segurança para passageiros e pilotos em voos curtos. Que essa inovação seja um marco na aviação e se espalhe rapidamente para outras companhias, inclusive aqui no Brasil.
Para mais informações sobre a nova tecnologia, acesse o site oficial da ATR.
O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Fazemos isso para melhorar a experiência de navegação e exibir anúncios personalizados. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.