A VOEPASS comunicou na última semana (15) a demissão de parte do seu quadro de funcionários. A medida ocorre após mais de um mês com as operações suspensas, impactando diretamente setores como tripulação, atendimento em aeroportos e áreas de apoio. A companhia enfrenta um momento delicado, enquanto busca reestruturação financeira e tenta retomar suas atividades. Confira!
Suspensão de operações e demissões
No dia 11 de março, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) determinou a suspensão das operações da VOEPASS, citando “quebra de confiança” e “violação das condicionantes” anteriormente impostas para garantir a continuidade dos voos com segurança.
A decisão da agência interrompeu as atividades da empresa de forma imediata, colocando em alerta passageiros e o setor da aviação regional.
Sem informar o número exato de desligamentos, a VOEPASS confirmou a demissão de parte do seu quadro. A medida, segundo a empresa, foi uma resposta à nova realidade operacional imposta pela suspensão e faz parte de um plano maior de reestruturação financeira iniciado em fevereiro, quando foi ajuizado um pedido de tutela preparatória.
A companhia afirma estar empenhada em restabelecer seu Certificado de Operador Aéreo (COA) junto à ANAC para voltar a operar o quanto antes.
Impacto na malha regional
Antes da suspensão, a VOEPASS, formada pela união da Passaredo Transportes Aéreos e da MAP Linhas Aéreas, operava com uma frota de seis aeronaves e voava para 17 destinos, com foco em cidades do interior e conexões regionais. A paralisação afetou diretamente milhares de brasileiros que dependem da aviação regional para se conectar aos grandes centros do país.
A empresa afirma que sua malha aérea segue em análise contínua, o que impacta diretamente na necessidade de pessoal. Ainda assim, reforça que seu compromisso é preservar o máximo de empregos possível e manter a sustentabilidade da operação no longo prazo.
A companhia também informou que está tratando diretamente com os sindicatos das categorias afetadas e avançando nas negociações relacionadas aos direitos trabalhistas. Mesmo com o cenário desafiador, a empresa destaca sua trajetória de mais de 30 anos na aviação brasileira e sua importância estratégica no desenvolvimento da aviação regional, conectando localidades pouco atendidas pelas grandes companhias.
Confira abaixo o comunicado oficial da companhia na íntegra:
A VOEPASS Linhas Aéreas comunica que tomou a difícil decisão de readequar seu quadro de funcionários à nova realidade da empresa e realizou o desligamento de uma parte do seu quadro de funcionários, incluindo tripulação, aeroportuários e pessoas de áreas de apoio. A decisão foi tomada após a suspensão temporária da sua operação, medida que afetou milhares de brasileiros que utilizam a aviação regional todos os dias e provocou um impacto direto no caixa da companhia, que já estava em processo de reestruturação financeira, tendo ajuizado um pedido de tutela preparatória em fevereiro deste ano.
A companhia está adotando todas as medidas necessárias para demonstrar sua capacidade operacional para restabelecer seu Certificado de Operador Aéreo (COA) pela ANAC, com o objetivo de retomar suas atividades o mais breve possível. Nesse processo, sua malha encontra-se sob revisão e análise frequentes, que consequentemente tem impacto direto na quantidade de pessoas que emprega.
A companhia ressalta que, mesmo diante de todos os desafios que vem enfrentando, sempre teve como objetivo preservar o máximo de empregos possíveis e manter a sua sustentabilidade no longo prazo; e com isso manter seu compromisso de conectar o interior do Brasil aos grandes pólos.
Reforça ainda que considera sua história de 30 anos – sendo a companhia aérea há mais tempo em operação no país – uma força essencial e estratégica de desenvolvimento na aviação brasileira – já que poucas companhias aéreas investem na inclusão de cidades do interior no transporte aéreo.
A companhia está tratando do assunto diretamente com os sindicatos das categorias e dando sequência nas tratativas relacionadas às questões trabalhistas.
Conheça a Travel
Você sabia que agora o Passageiro de Primeira tem um site dedicado exclusivamente ao universo de viagens? A Travel é um site especializado em guias de destinos, além de notícias e promoções relacionadas a viagens.
A nossa missão é ser a sua nova fonte diária de inspiração para vivências únicas e imersivas ao redor do mundo. Com um olhar atento à autenticidade e à imersão cultural, a Travel vai além dos roteiros turísticos tradicionais, oferecendo aos viajantes uma experiência genuína, que valoriza a cultura local, a curiosidade e a sustentabilidade. Trazemos a expertise do Passageiro de Primeira em nosso sangue, o que garante excelência nas informações e serviços.
Venha ver o mundo com novos olhos! Conheça a Travel! ✨
Desconto em hotéis, seguro viagem e mais
Vai viajar? Aproveite nossos cupons de desconto para ter uma viagem mais econômica!
Comentário
Infelizmente, a situação da VOEPASS se mostra cada vez mais delicada. A suspensão de suas operações foi motivada por uma série de falhas no cumprimento dos padrões de segurança exigidos para a aviação, agravadas pela reincidência de irregularidades identificadas em uma recente auditoria. Agora, o cenário se agrava com demissões em massa.
Resta acompanhar os próximos passos da companhia, que segue tentando se manter ativa por meio de um processo de reestruturação financeira. Qual será o futuro da VOEPASS? Compartilhe com a gente a sua opinião.