A United anunciou um investimento na JetZero, startup de aeronaves de asa combinada (BWB), que está criando um projeto de aeronave de consumo de combustível eficiente. O investimento prevê a encomenda de até 100 aviões, com opção de mais 100 adicionais posteriormente.
De acordo com Andrew Chang, chefe da United Airlines Ventures (UAV), “Se for bem-sucedida, a JetZero tem o potencial de evoluir nosso principal negócio, desenvolvendo aeronaves com uma cabine maior e mais confortável para nossos clientes, ao mesmo tempo em que aumenta a eficiência de combustível em toda a nossa rede”.
Design e sustentabilidade
A United recentemente investiu na JetZero, startup que desenvolve aeronaves de asa combinada (BWB) com baixo consumo de combustível. O acordo inclui a possível encomenda de até 100 aviões, caso a empresa atinja marcos como o voo de um demonstrador em escala real até 2027, seguindo os padrões de segurança da United.
O design das aeronaves da JetZero reduz o arrasto e gera sustentação ao longo de toda a envergadura, o que pode cortar em até 50% o consumo de combustível por passageiro/milha em relação a aeronaves de tamanho similar. Isso pode ajudar a United a reduzir suas emissões de carbono e custos operacionais. O modelo Z4 foi projetado para levar 250 passageiros e operar com combustível de aviação convencional.
Essa eficiência aerodinâmica também se traduz em uma operação mais vantajosa, graças ao formato da aeronave e à maior altitude de cruzeiro. Por exemplo, um voo de Nova York/Newark para Palma de Maiorca, na Espanha, poderia consumir até 45% menos combustível em relação aos modelos de corredor duplo que operam atualmente essa rota.
Experiência do passageiro
O projeto também tem potencial para melhorar a experiência do passageiro, oferecendo assentos maiores em todas as classes e compartimentos exclusivos para bagagem. Além disso, o embarque será facilitado por uma porta principal mais larga do que a de aeronaves de tamanho similar. Isso pode aumentar a acessibilidade, com corredores mais amplos e banheiros adaptados para pessoas com deficiência.
A United Airlines Ventures (UAV), fundo de capital de risco da United, tem investido em startups com potencial para transformar o futuro das viagens aéreas. Suas apostas incluem tecnologias que apoiam a meta de emissões líquidas zero até 2050, como aeronaves híbrido-elétricas, movidas a hidrogênio e táxis aéreos elétricos (eVTOLs).
Sobre a JetZero
A JetZero entregará o primeiro avião comercial do mundo com design de asa única. Com consumo de combustível até 50% menor em comparação com os aviões comerciais existentes, o Z4 da startup oferece à indústria da aviação um caminho claro para entregar um avião com capacidade para 250 passageiros e alcance de 5.000 milhas náuticas, utilizando motores convencionais e reduzindo sua pegada de carbono.
Trabalhando em conjunto com a Força Aérea dos EUA, a NASA e a FAA, e apoiada por décadas de investimento e pesquisa em tecnologia de asa mista, a JetZero espera entrar em serviço comercial em 2030.
Comentário
Esta é uma aposta ousada, mas bem pensada da United, por combinar inovação, sustentabilidade e foco no passageiro. O projeto tem uma proposta de renovação tecnológica palpável, e o fato da JetZero possuir parcerias estratégicas com a Força Aérea dos EUA, NASA e FAA fortalece a viabilidade técnica e regulatória do projeto. Portanto, se a JetZero conseguir entregar o que promete, isso poderá ser um divisor de águas para a aviação comercial.
O que achou da notícia? Compartilhe sua opinião nos comentários.