Na manhã desta segunda-feira (28), parte da Europa sofreu um grande apagão. A queda súbita de energia afetou principalmente as redes elétricas da Espanha e de Portugal, onde o funcionamento dos aeroportos, está sendo prejudicado. Confira nesta matéria mais detalhes sobre o acontecimento.
Europa sofre grande apagão nesta manhã
Aproximadamente ao meio dia (GMT +1 e GMT+2) desta segunda-feira, parte do continente europeu sofreu um grande apagão. Países como França e Alemanha reportaram problemas na rede elétrica. Mas, os maiores afetados pela queda de energia foram Portugal e Espanha, que ficaram pouco mais de uma hora sem conexão em seus celulares, além de terem o transporte público severamente afetado.
Além do funcionamento do transporte público, os aeroportos também foram prejudicados, tendo voos atrasados por conta da falta de luz. A AENA, gestora de diversos aeroportos espanhóis, publicou em sua página do X uma nota citando que vários terminais estavam sofrendo com a pane, e que os geradores de emergência estavam sendo acionados.
📢 Debido al corte de energía, se están produciendo algunas incidencias en los #aeropuertos.
Están activos los grupos electrógenos de contingencia.
Consulta con tu aerolínea, porque podría haber incidencias en los accesos y los medios de transporte terrestres. pic.twitter.com/CAvi7aMBbq
— Aena (@aena) April 28, 2025
Apesar das dificuldades, a operadora afirmou que os terminais estão operantes, mas com atrasos nos voos e com uma maior lentidão nos processos.
O que causou o apagão na Europa nesta manhã?
O motivo pelo qual parte do continente ficou sem luz nessa manhã ainda é incerto. Mas, autoridades como o ministro Adjunto e da Coesão Territorial de Portugal, Manuel Castro Almeida, afirmaram que a falha elétrica pode ter sido sim originada por um ciberataque.
A Red Elétrica, empresa responsável pela rede elétrica do país, afirmou em seu X que está investigando o problema.
Comentário
Péssimas notícias nesta manhã de segunda-feira! Com o apagão na Espanha e em Portugal, assim como em outros países europeus, o funcionamento dos aeroportos está sendo bastante prejudicado. Neste momento, não recebemos informações específicas sobre voos que tenham sido cancelados. Porém, se você tem algum embarque para as regiões afetadas nesta manhã, é importante ficar atento aos atrasos e possíveis mudanças.