Planejando uma viagem ao Japão? Antes de embarcar, é essencial entender como preencher o formulário de imigração, um requisito obrigatório para todos os visitantes. Esse procedimento garante uma entrada segura e conforme as exigências legais do país. Nesta matéria, explicamos como preencher o formulário corretamente e evitar contratempos na imigração japonesa.
Formulário de imigração do Japão
Embora o preenchimento do formulário de imigração não seja obrigatório, ele agiliza significativamente o processo de entrada, permitindo que você passe por máquinas de leitura automática de passaportes e escaneie o QR Code na alfândega, economizando tempo e evitando filas.
A boa notícia é que todo o procedimento é feito online, sem a necessidade de ir para consulados. Para isto, basta acessar o site do Visit Japan e seguir o passo a passo abaixo:
1. Realize seu cadastro no site
O primeiro passo a se fazer é, justamente, se cadastrar no site Visit Japan. O cadastro é gratuito e você precisa inserir um e-mail válido e criar uma senha para acessar o portal.
Com o cadastro feito, você precisará passar algumas informações pessoais.
2. Cadastre seu passaporte
Uma vez que todas as suas informações, bem como seu cadastro foi realizado, será a hora de informar o número de seu passaporte. Para esta etapa, você poderá escolher entre preencher as informações manualmente ou scannear seu documento.
3. Informe sua data de entrada e saída do Japão
Com seus dados e passaporte preenchidos, será a hora de informar ao site quando as informações de seu voo. Para isso, é necessário que você tenha em mãos as datas de chegada e partida, mas também a companhia aérea responsável.
Feito isso, será a hora de informar os dados de sua acomodação no Japão. Código postal, endereço, cidade e um telefone para contato são solicitados.
4. Geração de QR Code
Após passar por todas estas etapas, o site vai gerar um QR Code. Ele deverá ficar salvo em seu celular ou impresso para apresentá-lo na imigração ao chegar ao Japão.
Confira abaixo um vídeo-tutorial ensinando a se cadastrar:
Preciso de visto para visitar o Japão?
Desde setembro de 2023, brasileiros podem visitar o Japão por até 90 dias sem a necessidade de visto de turismo. Esta isenção de visto é um acordo bilateral entre os dois países, que também beneficia japoneses que desejam viajar para o Brasil.
No entanto, atente-se que o formulário de imigração e o visto de turismo são coisas diferentes, sendo o formulário obrigatório para preenchimento ao entrar no Japão – podendo ser feito online ou manual, assim que se chegar no país asiático.
Autorização de viagem para turistas a partir de 2028
Conforme noticiado pela Travel, o Japão exigirá autorização de viagem para turistas a partir de 2028, trazendo uma mudança importante no processo de entrada no país. Com a novidade, os visitantes precisarão obter uma pré-aprovação antes do embarque, semelhante ao modelo usado nos Estados Unidos.
Em contrapartida, o governo japonês promete facilitar o procedimento por meio de um sistema online. Dessa forma, a expectativa é que a medida aumente a segurança sem dificultar o turismo. A nova exigência faz parte de uma série de atualizações planejadas para o próximo ano.
Chamado de Japan Electronic Travel Authorization (Japan eTA), funcionará de forma semelhante ao ESTA, utilizado pelos Estados Unidos. Dessa maneira, os visitantes deverão preencher um formulário eletrônico com informações pessoais e de viagem, além de pagar uma taxa que ainda será divulgada. A autorização terá validade limitada e será obrigatória mesmo para quem viaja a turismo por curtos períodos. Para saber mais, leia a matéria na Travel.
Para acessar o formulário de imigração do Japão acesse o site do Visit Japan.