O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou nesta quarta-feira (14) um conjunto de novas diretrizes voltadas ao controle migratório e à entrada de turistas no país. Entre as principais novidades está a exigência de que todos os visitantes apresentem um seguro viagem válido no momento do ingresso em território argentino, incluindo o turista brasileiro.
Seguro viagem obrigatório na Argentina
A medida tem como objetivo, segundo o governo, preservar a viabilidade do sistema público de saúde e reduzir os gastos elevados com o atendimento médico a estrangeiros. Apenas em 2024, os custos com esse tipo de atendimento ultrapassaram os 114 bilhões de pesos, de acordo com dados oficiais.
As mudanças, que serão implementadas por meio de um decreto, devem entrar em vigor nos próximos dias, assim que forem publicadas no Diário Oficial da União.
Outras mudanças para estrangeiros na Argentina
Além do seguro saúde na entrada de turistas na Argentina, o decreto presidencial traz uma série de alterações nas regras de permanência e naturalização de estrangeiros. Entre elas:
- Pessoas com condenações criminais não poderão entrar no país, independentemente da natureza da pena.
- Imigrantes que cometerem crimes em solo argentino serão deportados.
- Residentes temporários, em trânsito ou em situação irregular passarão a arcar com os custos de serviços públicos de saúde e de educação superior.
- Universidades públicas estarão autorizadas a cobrar mensalidades de estrangeiros que não possuam residência permanente.
- A residência permanente e a cidadania argentina estarão condicionadas a comprovações financeiras mais rígidas, como investimentos relevantes ou renda estável, além da exigência de ficha criminal limpa.
Conheça Buenos Aires
Seria a cidade de Buenos Aires um pedaço de Paris na América Latina? Uma extensão do Brasil sulista, que apenas muda do nome Rio Paraná para Rio da Prata? Mesmo com tantos paralelos, sua essência é única. Não à toa, a capital do asado, do tango e do doce de leite é cheia de turistas — em grande parte, por brasileiros.
Buenos Aires é emoldurada pela cultura europeia com parte da sua arquitetura desenhada por parisienses. Além disso, latinos apaixonados dão vida aos espaços e a preservação do verde traz colorido à cidade. Nessa mistura, existem várias coisas para fazer em Buenos Aires e você é quem faz a cidade. Há, por exemplo, quem vá ao bairro Recoleta buscar o mais sofisticado, mas há também quem se desvie dali para buscar o mais underground. Ou seja, existe lugares para todos desfrutarem a capital da sua própria forma.
Para continuar lendo sobre Buenos Aires, acesse o conteúdo completo na Travel.
Comentário
Se você possui viagem marcada para a Argentina em breve, vale ficar atento às mudanças na entrada ao país. Vale ressaltar que, para o turista brasileiro, os documentos de entrada não se alteram – sendo permitido passaporte ou RG válidos.