Um novo projeto de lei proposta pelas autoridades de aviação da Turquia diz que passageiros que se levantam apressadamente antes do momento adequado para deixar o avião poderão enfrentar multa de até £ 50 (cerca de R$ 330). A nova regra tem como objetivo conter o comportamento comum entre viajantes que se apressam para sair assim que o avião toca o solo. Confira!
Multa para passageiros apressados
Segundo o regulamento, os passageiros deverão permanecer sentados com os cintos de segurança afivelados até que a aeronave esteja completamente parada no portão de desembarque. Mesmo após o sinal de afivelar os cintos ser desligado, será solicitado que os viajantes só se levantem quando for a vez da sua fileira deixar o avião. A medida busca promover mais segurança e organização durante o desembarque.
De acordo com a agência de notícias alemã DPA, as companhias aéreas turcas estão obrigadas a lembrar os passageiros sobre o uso do cinto após o pouso e advertir que o descumprimento da regra poderá ser reportado à autoridade de aviação, com aplicação de multa.
A Turkish Airlines, principal companhia aérea do país e uma das maiores do mundo, deve liderar a implementação da medida. Outras empresas aéreas próximas da região, como Qatar Airways e Emirates, também podem adotar políticas semelhantes, segundo o jornal britânico The Telegraph.
A iniciativa faz parte de uma série de mudanças curiosas que vêm sendo discutidas por companhias aéreas ao redor do mundo, buscando mais ordem e segurança a bordo.
Debates nas redes sociais
Nas redes sociais, o tema gerou debate. Muitos viajantes admitiram que se levantam após o pouso apenas para esticar as pernas, e não necessariamente para “furar a fila”. De toda forma, se aprovada, a lei poderá punir todos que se levantarem antes da hora.
Vale ressaltar que, em primeiro momento, caso seja aplicada, a mudança só irá impactar companhias aéreas turcas, mas que outras empresas poderão se espelhar para propor regras parecidas.
O que acha dessa multa para passageiros que se levantam assim que o avião pousa?
Fonte: Daily Mail