O Inter anunciou nesta sexta-feira (30) a redução do spread cambial da Conta Global. A mudança ocorre após o recente aumento das alíquota das IOF, anunciado na última semana. A condição é válida para transações realizadas até o dia 12 de junho.
Global Account Inter com spread reduzido
Em busca de oferecer melhores condições aos clientes, o Inter anunciou uma condição especial válida até 12 de junho. Durante esse período, os clientes que utilizarem a Global Account terão redução no spread cambial, conforme o segmento:
- Digital e One: de 1,50% para 1,25%
- Prime: de 1,25% para 1,15%
- PJ (Pessoa Jurídica): de 1,50% para 1,25%
Clientes do segmento Win continuam aproveitando condições diferenciadas, com spread mantido em 0,99%. De acordo com o Inter, a medida torna a conversão de reais para dólares ainda mais vantajosa, reforçando os benefícios para aquisição de moeda estrangeira durante o período promocional.
Global Account para investimentos
A Global Account Inter oferece uma alternativa interessante para quem deseja adquirir em dólar e, ao mesmo tempo, economizar no IOF. Em vez de transferir os recursos diretamente para a conta corrente em dólar, o cliente pode optar por enviar o valor para a plataforma de investimentos, vinculada à mesma conta. Nessa modalidade, o IOF aplicado é de 1,1%, enquanto nas remessas para uso direto no exterior — como para compras ou saques — a alíquota é de 3,5%, conforme as regras atualizadas pelo governo.
Além da economia tributária, se seu objetivo é juntar dinheiro para a próxima viagem, tal estratégia permite que o dinheiro não fique parado: ele pode render durante o período entre a remessa e o uso efetivo dos valor. Quando chegar a hora de utilizar os recursos, basta resgatar o investimento e transferir para a conta global da instituição, de onde será possível fazer pagamentos no exterior com mais liberdade. É importante, no entanto, estar atento à possibilidade de incidência de imposto sobre ganho de capital, caso haja lucro na aplicação. Vale lembrar que a tributação incide apenas sobre o rendimento obtido, e não sobre o valor total investido.
A Conta Global de Investimentos do Inter já acumula mais de US$ 1,4 bilhão sob custódia e gestão no exterior e permite ao cliente investir com poucos cliques em uma ampla gama de ativos em dólar, através do app. Estão disponíveis produtos como ETFs, REITs e ações das maiores empresas do mundo negociadas nas bolsas NYSE e Nasdaq, além de opções em renda fixa internacional, como bonds — títulos de dívida emitidos por empresas ou governos — e time deposits, que funcionam de maneira semelhante aos CDBs no Brasil, com prazos e taxas definidos.
Comentário
Com a redução temporária do spread cambial e a possibilidade de utilizar a conta de investimentos para operações em dólar com IOF menor, a Global Account do Inter surge como uma alternativa interessante para quem busca otimizar os custos nas operações de câmbio.
No PP, elaboramos um ranking com as melhores opções para compra internacional após o reajuste do IOF. Nessa análise, na atual campanha de redução de spread, a conta global de investimentos do Inter passa a ocupar a quinta posição, podendo oferecer ainda mais vantagem para os clientes do segmento Win, que contam com uma taxa mais baixa. Para conferir o ranking completo, clique aqui.