O Banco Central lança nesta quarta-feira (4) o Pix automático, uma nova modalidade de pagamento para contas recorrentes, como energia, telefone, mensalidades escolares, academias, condomínios e serviços de assinatura. A funcionalidade, que vai estar disponível a partir do dia 16 de junho, vai permitir que os pagamentos sejam feitos de forma automática via Pix, com uma única autorização inicial do pagador. Confira!
O que é o Pix automático?
O Pix automático é uma modalidade de pagamento recorrente via Pix. Com ele, o pagador autoriza uma única vez a cobrança e os pagamentos futuros passam a acontecer automaticamente nas datas combinadas, sem necessidade de novas ações. Na prática, isso significa mais controle ao usuário e menos custos para empresas de todos os tamanhos.
A proposta é substituir, ou ao menos complementar, o tradicional débito automático, com uma solução mais inclusiva, flexível e disponível em qualquer instituição participante do Pix, o que inclui bancos, fintechs, cooperativas e iniciadores de pagamento.
Como vai funcionar?
O funcionamento é simples e prático, tanto para quem paga quanto para quem recebe:
- A empresa oferece o Pix automático como forma de pagamento;
- O usuário recebe a solicitação no app do seu banco (ou por QR Code, site ou aplicativo da própria empresa);
- O pagador autoriza a cobrança e define regras como valor máximo por débito, periodicidade e se permite ou não uso do cheque
- especial;
- O banco agenda o pagamento e envia uma notificação nos dias anteriores, permitindo que o pagador revise tudo;
- No dia combinado, o pagamento é feito automaticamente.
Vale mencionar que o Pix automático funcionará todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, e sem cobrança de tarifa para pessoas físicas.
Recorrência e cancelamento
As cobranças podem ser configuradas para acontecer de forma semanal, mensal, trimestral ou anual, tudo dependerá da empresa e do acordo feito com o cliente.
Se mudar de ideia, o usuário pode editar ou cancelar a autorização a qualquer momento pelo app do banco. Há também a opção de cancelar uma cobrança específica até as 23h59 do dia anterior ao vencimento.
E se não houver saldo na conta?
Caso o usuário não tenha saldo suficiente no dia agendado ou tenha ultrapassado o limite configurado, o banco notificará imediatamente e fará uma nova tentativa de débito no mesmo dia. Isso dá tempo ao pagador para regularizar a situação sem prejuízo ou atraso.
Diferenças em relação a outras modalidades do Pix
- Pix Automático: voltado para cobranças feitas por empresas, com autorização prévia do cliente;
- Pix Agendado Recorrente: feito pelo próprio usuário, para enviar valores fixos a alguém, como mesada ou doação mensal;
- Pix Agendado: permite agendar um único pagamento para uma data futura.
Diferente do débito automático tradicional, o Pix automático não depende de convênios entre bancos e empresas, e tudo pode ser gerenciado diretamente pelo usuário no app da sua instituição financeira.
É seguro?
A nova funcionalidade segue os mesmos padrões de segurança do Pix tradicional: criptografia, autenticação e rastreabilidade.
Nenhuma cobrança será feita sem autorização expressa do pagador, e o Banco Central garante acesso ao Mecanismo Especial de Devolução (MED) caso algo dê errado.
Siga o Passageiro de Primeira
Acompanhe o Passageiro de Primeira e não perca mais nenhuma novidade! Cadastre-se gratuitamente na nossa newsletter e receba todas as notícias do dia no seu e-mail*:
Você ainda pode seguir o nosso canal gratuito no WhatsApp e receber todas as notícias em tempo real na palma da sua mão. Para isso, basta seguir o passo a passo:
- Acesse este link;
- Em seguida, no canto superior direito, clique em ‘Seguir’; e
- Por fim, clique no sininho que está no canto superior direito.
Prontinho! Feito isso, você irá receber as notificações no WhatsApp assim que as matérias forem publicadas.
*Enviamos um e-mail no final do dia com o resumo de todas as matérias do site!
Comentário
O Pix automático pode facilitar bastante a vida de quem tem contas recorrentes. Claro, só o uso no dia a dia vai mostrar isso com certeza, mas a nova modalidade parece mais prática que o débito automático e realmente dá ao usuário mais controle sobre as finanças. Poder configurar, editar ou cancelar cobranças sem precisar falar com a empresa já é uma grande mudança.
Para quem vive esquecendo de pagar os boletos ou quer mais liberdade na hora de organizar as contas, a novidade chega em boa hora.
E você, pretende aderir ao Pix automático? Conta pra gente o que achou da nova modalidade do queridinho dos brasileiros!