A Scandinavian Airlines (SAS) anunciou nesta última terça-feira (1) a aquisição de 45 jatos Embraer E195-E2, além dos direitos de compra de outras 10 aeronaves adicionais. A compra é uma das maiores já realizadas na história da Embraer. Confira mais detalhes na matéria.
SAS encomenda 45 aeronaves da Embraer
A Scandinavian Airlines realizou recentemente a sua maior compra direta com uma fabricante desde 1996, adquirindo 45 novos Embraer E195-E2. O acordo é o primeiro passo para o projeto de renovação da frota da companhia, que visa aumentar a eficiência operacional, reduzir emissões e gerar novas oportunidades de crescimento.
As primerias unidades tem previsão de entrega para o final de 2027, com entregas adicionais ao longo de aproximadamente 4 anos. Para se ter uma ideia do tamanho do pedido, se excluidos os direitos de compra das 10 aeronaves adicionais, a soma é de aproximadamente 4 bilhões de dólares.
Em nota, o Presidente e CEO da SAS, Anko van der Werff, falou mais sobre a aquisição da companhia.
“Este é um momento decisivo para a SAS. O Embraer E195-E2 é uma aeronave de classe mundial, que combina desempenho excepcional, ótima eficiência de combustível e conforto. É a aeronave certa para apoiar nosso crescimento futuro e para desenvolver nossa malha área tanto na Escandinávia quanto em outras regiões. Dedicamos tempo para tomar a decisão correta — e este grande investimento reflete nossa confiança no futuro e a força do acordo que garantimos.”, afirma Anko van der Werff.
A Embraer também ressalta que os jatos E195-E2 são ideias para a operação da SAS, com alcance feito sob medida, permitindo mais frequências, melhor flexibilidade da malha aérea, e menores custos por voo.
Sobre os jatos Embraer E195-E2
As aeronaves da família E2 da Embraer operam utilizando exclusivamente o combustível sustentável de aviação (SAF), e são certificados apra voar com blends de até 50% do mesmo. Os novos modelos adquiridos pela SAS trazem melhorias em sua eficiência, desempenho e no conforto para os passageiros.
Os modelos contam com motores geared turbofan PW1900G da Pratt & Whitney, que consomem menos combustível, além de contarem com menos ruídos.
“Estamos muito satisfeitos em aprofundar nossa parceria com a SAS por meio deste acordo histórico. O E2 é o jato de corredor único mais silencioso disponível hoje, além de ser 29% mais eficiente em combustível e com uma redução de 62% na pegada de ruído em relação ao jato da geração anterior., afirmou o CEO da Embraer, Arjan Meijer.
Comentário
Ótimas notícias tanto para a Scandinavian Airlines quanto para a Embraer! A companhia está renovando a sua frota, e para começar este processo, realizou um pedido generoso de 45 novos modelos E195-E2 da fabricante brasileira. Os modelos são mais eficientes e vão se encaixar perfeitamente na frota da SAS.
E você, já voou em um E195-E2? Como foi a sua experiência?