Em contato com o PP, a Azul informou que está enfrentando uma instabilidade no resgate de passagens da companhia parceira United por meio da plataforma Azul Pelo Mundo. Segundo a nota enviada, a equipe técnica já está atuando para normalizar a situação o mais breve possível.
Entenda o caso
Nos últimos dias, recebemos diversos relatos de leitores enfrentando dificuldades para resgatar passagens da companhia parceira United Airlines por meio da plataforma Azul Pelo Mundo.
Tanto nos testes realizados pela equipe do PP quanto nos relatos enviados por leitores, foi constatado que, mesmo havendo disponibilidade confirmada nas tarifas award (aquelas voltadas especificamente para resgate com pontos), essas opções não estão sendo exibidas no site da Azul. Em vez disso, a plataforma tem mostrado apenas tarifas comerciais — aquelas em que o valor em pontos reflete o preço da passagem em dinheiro, o que normalmente torna o resgate menos vantajoso.
Diante da situação, entramos em contato com o programa Azul para buscar esclarecimentos e entender se trata-se de uma instabilidade temporária ou de alguma mudança operacional.
Posicionamento da Azul
Conforme informado, entramos em contato com o programa, que nos enviou um posicionamento oficial. Confira abaixo, na íntegra, o comunicado encaminhado:
“O Azul Fidelidade informa que, em razão de uma ocorrência técnica, o resgate de passagens aéreas com a companhia United Airlines, por meio da plataforma Azul pelo Mundo, encontra-se temporariamente indisponível.
As equipes técnicas da Azul e da United Airlines estão atuando de forma conjunta para a pronta resolução da instabilidade. Tão logo a situação seja normalizada, um novo comunicado será emitido com as devidas atualizações“.
Entenda as tarifas disponíveis no Azul pelo Mundo
O Azul Fidelidade oferece dois tipos de tarifas de passagens internacionais para voar com as companhias aéreas parceiras: award e pública/comercial. Veja abaixo as características de cada uma:
Award: é o mais tradicional formato de emissões. As companhias aéreas liberam assentos numa classe tarifária “especial” e os programas de fidelidade parceiros permitem que os seus usuários usem as milhas para o resgate. Por ser emitido nessa classe “especial”, essas passagens não geram milhas e nem contam como trecho para mudar de categoria. Em geral, o número de assentos é muito limitado, mas os valores costumam ser muito menores.
Pública/Comercial: estas passagens são emitidas em classe “pagante”, ou seja, apesar de você usar milhas para a emissão, o Azul Fidelidade “compra” os bilhetes e os oferece aos usuários convertendo o valor que a passagem custa no mercado em milhas. Em geral, por serem passagens pagantes, o número de assentos disponíveis é maior que no outro formato.
Para aprender a identificar se uma tarifa é award ou pública/comercial no programa, leia essa matéria completa.
Comentário
Notícia relevante para os membros do programa Azul que tentam resgatar passagens da Unite. Como informamos, a situação está impedindo o acesso às tarifas award, o que pode tornar os resgates mais caros. Agora, é preciso aguardar a normalização por parte da companhia — seguimos acompanhando para informar qualquer atualização.