O Brasil voltou com força total ao radar dos viajantes internacionais. Segundo novo relatório da ONU Turismo, o país foi o segundo que mais cresceu no número de turistas estrangeiros recebidos no mundo no primeiro trimestre de 2025, com aumento de 48% em relação ao mesmo período do ano passado. À frente do Brasil, só o Paraguai, com 53%. O levantamento também destaca o desempenho da América do Sul, com o Chile com números semelhantes aos nossos (48%), reforçando o crescimento da região no cenário mundial. Confira!
Turismo no Brasil crescendo acima da média global
Enquanto o turismo mundial avançou 5% em comparação a 2024, e ficou 3% acima dos níveis de 2019, antes da pandemia, o Brasil surpreendeu com um salto expressivo de 48%. O relatório também confirma um primeiro semestre histórico para o turismo brasileiro, foram 5.332.111 turistas estrangeiros entre janeiro e junho, o melhor resultado já registrado para o período, segundo dados da Embratur, Ministério do Turismo e Polícia Federal.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, celebrou o resultado e o atribuiu ao trabalho contínuo de promoção da imagem do país no exterior. “Estamos crescendo muito além da média mundial e isso é resultado de um contínuo trabalho de promoção internacional do Brasil. Estamos na moda, quebrando recorde atrás de recorde, e promovendo desenvolvimento social através do turismo”, afirmou Freixo.
Destinos fora do óbvio
O relatório da ONU mostra ainda um movimento interessante, o crescimento não está concentrado apenas em destinos tradicionais. Países como Gâmbia, Israel, Vietnã, Marrocos e Japão também figuram entre os que mais cresceram em 2025. Isso indica um interesse maior por experiências autênticas e por regiões menos exploradas, uma tendência que favorece países como o Brasil, com sua diversidade natural, cultural e geográfica.
Além do Top-3 formado por Paraguai, Brasil e Chile, completam a lista dos 20 países com maior crescimento no turismo internacional em 2025:
Gâmbia (46%)
Israel (31%)
Vietnã (30%)
Japão (23%)
Macedônia do Norte (22%)
Marrocos (22%)
Egito (21%)
Lituânia (21%)
Palau (20%)
Mongólia (19%)
Malta (19%)
Equador (17%)
Curaçao (17%)
Letônia (16%)
Finlândia (15%)
Irã (14%)
Coreia do Sul (14%)
O levantamento ainda informa que mais de 300 milhões de turistas internacionais viajaram nos primeiros três meses do ano, 14 milhões a mais do que no mesmo período de 2024.
Conheça Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro, carinhosamente chamado de “Cidade Maravilhosa“, é um dos destinos turísticos mais populares do mundo. O apelido não é à toa – a cidade entrega belezas deslumbrantes a cada esquina, com suas montanhas imponentes, praias icônicas e uma paisagem urbana vibrante que fascina. Cada pôr do sol no horizonte é um espetáculo à parte, refletindo nas águas cristalinas e criando um cenário inesquecível. Ah! O Rio de Janeiro continua mesmo lindo…
Do Leme ao Pontal, o Rio conta com beleza natural e a energia contagiante de seus habitantes. Esse é um dos motivos pelos quais a cidade é um destino que deixa uma marca profunda em quem a visita, sempre querendo voltar. Cada experiência é marcante, desde uma caminhada nas praias até um passeio pela Lagoa Rodrigo de Freitas, tudo contribui para a riqueza de momentos que se guardam para sempre na memória.
Para continuar lendo sobre o Rio de Janeiro, acesse o conteúdo completo na Travel.
Desconto em hotéis, contas globais e mais
Vai viajar? Aproveite nossos cupons de desconto para ter uma viagem mais econômica!
Comentário
O Brasil vive um momento de protagonismo no turismo internacional, e os números da ONU Turismo deixam isso claro. Crescer 48% enquanto o mundo avança apenas 5% é um feito que evidencia não só o potencial do país como destino turístico, mas também que as estratégias de promover o Brasil internacionalmente têm surtido efeito.
Mais do que estatísticas, esse crescimento representa oportunidades reais de desenvolvimento, geração de emprego e fortalecimento da imagem do Brasil como um destino desejado por viajantes de todo o mundo. Que esse bom momento continue e estimule ainda mais investimentos no setor, porque potencial, o Brasil tem de sobra.
Para mais informações, visite o site oficial da Embratur.