A LATAM anunciou uma nova funcionalidade voltada à experiência do passageiro: a possibilidade de compartilhamento de localização de bagagens com a companhia por meio do app “Buscar”, da Apple. A iniciativa permite que passageiros utilizem AirTags ou outros acessórios compatíveis com a rede “Buscar” para rastrear suas malas e, em caso de extravio, informem à empresa a localização exata de seus pertences.
“Transportamos mais de 40 milhões de volumes de bagagem por ano com índices de extravio cerca de 50% abaixo da média do setor. Ainda assim, sabemos que, para os clientes afetados, o problema é crítico. Com essa nova funcionalidade, reforçamos nosso compromisso de oferecer uma experiência mais tranquila e centrada no passageiro”, destaca Paulo Miranda, vice-presidente de Clientes do Grupo LATAM Airlines.
Como funciona?
A funcionalidade já está disponível e representa um reforço no compromisso da companhia com a inovação e a segurança dos passageiros. O compartilhamento é feito de forma privada e segura a partir de iPhones, iPads ou Macs, e poderá ajudar a LATAM a localizar bagagens com mais agilidade, minimizando os transtornos causados por atrasos ou extravios.
Caso a bagagem não seja entregue corretamente, o passageiro poderá acessar o aplicativo “Buscar” em seu dispositivo Apple, gerar um link de rastreamento e inseri-lo no registro de bagagem atrasada através do site de autoatendimento da LATAM (via SITA WorldTracer®). A partir daí, a equipe da companhia terá acesso à localização aproximada da mala, facilitando sua recuperação.
Para utilizar o recurso, é necessário que o dispositivo Apple esteja atualizado com as versões iOS 18.2, iPadOS 18.2 ou macOS 15.2, ou superiores.
Segurança e privacidade
O compartilhamento da localização é temporário e expira automaticamente após sete dias ou assim que a bagagem for recuperada. Todo o processo é criptografado de ponta a ponta, garantindo que apenas o proprietário da mala e a LATAM tenham acesso à informação — nem mesmo a Apple ou os fabricantes de acessórios conseguem visualizar os dados.
Com a nova funcionalidade, a LATAM se torna uma das pioneiras na América Latina ao integrar o rastreamento de AirTags à gestão de bagagens, reforçando seu posicionamento entre as companhias mais inovadoras da região.