O Santander anunciou que passará a oferecer, de forma gradual a partir de setembro, uma nova funcionalidade: o Pix com cartão de crédito. A operação será feita exclusivamente pelo aplicativo do banco, com possibilidade de pagamento à vista ou parcelado em até 12 vezes. Os clientes pessoa física do banco poderão escolher iniciar o pagamento em até três faturas futuras, e as parcelas serão debitadas diretamente na fatura do cartão.
Pix com cartão de crédito no Santander
A iniciativa busca integrar o uso do cartão de crédito aos pagamentos instantâneos, oferecendo mais uma alternativa de liquidação de transações financeiras. Segundo o banco, a medida deve ampliar o uso do cartão em situações que antes dependiam exclusivamente do saldo em conta.
De acordo com informações divulgadas pelo Santander, o Pix com cartão de crédito manterá os mesmos protocolos de segurança já adotados nas operações tradicionais do sistema de pagamentos instantâneos, incluindo autenticação e camadas de proteção.
Como vai funcionar?
A contratação do serviço será realizada dentro do próprio app do Santander. Para utilizar a funcionalidade, o cliente deverá:
- Acessar a opção Pix, informar o valor e inserir a chave do destinatário;
- Selecionar o pagamento via cartão de crédito, definir o número de parcelas e a fatura em que deseja iniciar o pagamento;
- A operação estará sujeita à cobrança de IOF e juros médios a partir de 1,59% ao mês.
A novidade se soma a outras soluções digitais lançadas recentemente pelo banco, como o SuperCrédito — uma linha de crédito adicional ao limite do cartão — e o pagamento de boletos com cartão de crédito, disponíveis nos canais digitais do Santander.
Até o momento, a nova funcionalidade estará disponível para clientes Pessoa Física do banco.
Comentário
Notícia interessante para quem pensa em transferir altos valores via Pix, uma vez que o cartão de crédito permite que o valor seja contabilizado na fatura, sem a necessidade de possuir o dinheiro em conta corrente. Além disso, vale lembrar que a utilização do cartão de crédito em pagamentos de Pix não gera pontos Esfera.
Atente-se, no entanto, que a funcionalidade estará sujeita à cobrança de IOF e juros médios a partir de 1,59% ao mês.
O que achou da novidade? Se você quer saber como acumular milhas pagando boletos em 2025, leia essa matéria.