Nada muda! Horário de verão não voltará ao Brasil em 2025

Notícias

Por Igor Tonetti

O Governo Federal, por meio do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, respondeu que o horário de verão não voltará ao Brasil em 2025. A adoção do horário de verão foi suspenso por aqui em 2019 e, desde então, segue sem ser aplicado.

Horário de Verão


Sem horário de verão em 2025

O ministro afirmou que a adoção do horário de verão em 2025 não será necessária, graças ao planejamento energético já realizado e aos níveis de reservatórios acima do esperado. “Estamos absolutamente seguros de que não precisamos do horário de verão neste ano. Teríamos a coragem de implementá-lo, caso fosse necessário”, declarou.

Silveira também destacou que o ministério conta com um comitê que avalia mensalmente a situação do setor elétrico. Segundo ele, essa análise contínua confirmou que a medida não se faz necessária no momento. O ministro já havia se manifestado sobre o assunto anteriormente. No início do mês, classificou como falsas as especulações sobre o possível retorno do horário de verão em 2025.

Apesar da posição do governo, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendou recentemente a volta do horário de verão. Segundo o órgão, o sistema elétrico pode enfrentar sobrecarga no horário de pico, exigindo maior acionamento de usinas térmicas e outras medidas emergenciais para evitar instabilidades.


Horário de verão suspenso desde 2019

Por meio de estudos realizados em 2019, verificou-se que o Horário de Verão havia deixado de produzir os benefícios esperados de economia de energia e redução de demanda, em função da mudança nos hábitos de uso dos equipamentos pelos consumidores para fazer frente a alterações nas condições de iluminação e de temperatura, o que deslocou o maior consumo diário de energia para o período da tarde. Com isso, o Horário de Verão deixou de ser vantajoso sob o ponto de vista do setor elétrico.

Dos 26 estados brasileiros, o horário alternativo era aplicado somente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. Ele ficava vigente partir de zero hora do primeiro domingo do mês de novembro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente.


Comentário

O Horário de Verão é um divisor de águas por aqui. Tem quem o defenda e quem trate como indiferente. Ele antecipava o relógio de parte dos brasileiros situados nos estados determinados em 1 hora, fazendo com que amanhecesse e escurecesse mais cedo.

Ele foi adotado em boa parte da Europa ainda no começo do século XX e chegou ao Brasil pelo Presidente Getúlio Vargas, em 1931. Apesar do Brasil suspender o uso do horário de verão, outros países ainda o adotam – especialmente na Europa.

E você, o que acha do Horário de Verão? Quer vê-lo novamente por aqui? Conte nos comentários.


☞ Quer ficar por dentro de todas as novidades e promoções? Entre agora no nosso canal exclusivo do WhatsApp e receba na hora tudo o que for publicado no nosso site. Clique aqui e não perca mais nenhuma oportunidade!

Alertas de Viagem no WhatsApp
Alertas de Viagem no WhatsApp Receba Alertas de Viagem com milhas no WhatsApp!
Hotéis
Hotéis Ganhe 8% de desconto em estadias até 31 de março de 2026
Inter
Inter Abra sua conta no Inter e aproveite inúmeras vantagens
AwardWallet Plus
AwardWallet Plus 6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.