O Aeroporto de Lima, no Peru, anunciou a cobrança de taxas para passageiros que chegam por lá via conexão. A cobrança entrará em vigor na próxima segunda-feira (27) em todos os voos com conexão, cujo destino final seja fora do país peruano. Entenda!

“Apesar dos esforços da LAP para chegar a um acordo com as companhias aéreas e incluir essa tarifa no bilhete de avião — uma tendência global na indústria da aviação e no setor aeroportuário —, isso não foi possível. Diante disso, a concessionária teve que disponibilizar alternativas adicionais de cobrança para a arrecadação obrigatória da TUUA de Transferência”, disse o aeroporto.
Cobrança de taxas na conexão em Lima
Após um processo de definição tarifária, a partir de 27 de outubro, os passageiros que utilizarem o Aeroporto Jorge Chávez (LIM) como ponto de conexão internacional deverão pagar uma Tarifa Unificada de Uso Aeroportuário (TUUA) referente a Transferências Internacionais (INT-INT).

A cobrança dessa tarifa será aplicada aos passageiros em conexões internacionais que trocam de voo em Lima para embarcar novamente com destino final ao exterior.
Por conta da cobrança, foram implementadas as seguintes formas de pagamento:
- Plataforma de pagamento online, para pagamento antecipado antes da viagem;
- Agentes aeroportuários autorizados com maquininhas, distribuídos ao longo do trajeto dos passageiros em conexão em Lima;
- Módulos presenciais exclusivos para o pagamento da TUUA.
Além disso, o aeroporto também solicitou às companhias aéreas que informem com antecedência sobre a obrigatoriedade do pagamento da tarifa aos passageiros, para que ela seja realizada antes da viagem.
É importante destacar que a TUUA não é um imposto, mas uma tarifa que corresponde aos serviços recebidos pelo passageiro em conexão no aeroporto Jorge Chávez, entre eles:
- Uso das salas de embarque, sistemas de inspeção de bagagem, transporte de malas, controle de cartões de embarque, segurança, atendimentos médicos — totalizando 26 serviços, entre outros.
Taxas para voos domésticos em Lima
A cobrança para passageiros com conexões domésticas (dentro do país) ainda está em análise e uma decisão deve ser tomada, após um processo de negociação entre o Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC) e o operador aeroportuário, LAP.
Até o momento, voos com conexão em Lima para rotas domésticas não terão custos extras.
Comentário
Se você tem voos com conexão em Lima, em breve, vale ficar atento quanto à cobrança de uma taxa extra na conexão.
Para mais informações, entre em contato com a companhia aérea que emitiu seu bilhete.