A estreia da rota direta entre Lima e Orlando, prevista para começar em 26 de outubro de 2025, foi suspensa temporariamente. A decisão foi tomada devido a condições consideradas inadequadas para o início da operação, em especial por causa da implementação da nova taxa que será cobrada pela concessionária que gerencia o Aeroporto de Lima a partir de 27 de outubro.
Segundo a companhia aérea, a cobrança da nova tarifa impacta diretamente os custos operacionais da rota, o que motivou o adiamento. O início dos voos Lima–Orlando (MCO) e Orlando–Lima ficará suspenso até, pelo menos, 30 de novembro de 2025.
Ainda não há nova data confirmada para o lançamento da operação, mas a empresa afirmou que segue avaliando o cenário para retomar o planejamento “assim que houver condições favoráveis”.
Opções para o cancelamento da LATAM
A LATAM apresentou três cenários para o cliente afetado com a suspensão da estreia dos voos:
- A proteção de voo deverá ser realizada na mesma classe tarifária originalmente adquirida ou, caso não haja disponibilidade, na classe mais baixa disponível dentro da mesma cabine.
- A reemissão do bilhete será processada de forma involuntária, preservando o fare basis e toda a estrutura tarifária original.
- Caso o passageiro opte por não realizar a viagem, ele poderá solicitar o reembolso involuntário do bilhete e/ou dos serviços adicionais associados à reserva.
Novas taxas no Aeroporto de Lima
No começo da semana, o aeroporto anunciou a cobrança de taxas para passageiros que chegam por lá via conexão. A cobrança entrará em vigor na próxima segunda-feira (27) em todos os voos com conexão, cujo destino final seja fora do país peruano.
A cobrança dessa tarifa será aplicada aos passageiros em conexões internacionais que trocam de voo em Lima para embarcar novamente com destino final ao exterior.
Por conta da cobrança, foram implementadas as seguintes formas de pagamento:
- Plataforma de pagamento online, para pagamento antecipado antes da viagem;
- Agentes aeroportuários autorizados com maquininhas, distribuídos ao longo do trajeto dos passageiros em conexão em Lima;
- Módulos presenciais exclusivos para o pagamento da TUUA.