A crise no governo dos Estados Unidos está afetando diretamente o setor aéreo. Por causa da paralisação federal que já dura mais de um mês, o país vai cancelar 10% dos voos em 40 dos seus maiores aeroportos a partir desta sexta-feira (7). A medida busca reduzir a sobrecarga sobre os controladores de tráfego aéreo, que estão trabalhando sem receber salários.

Créditos – AP
Paralisação afeta aeroportos e controladores
O secretário de Transportes, Sean Duffy, ordenou o corte de 10% nas operações em 40 grandes aeroportos. Segundo a Administração Federal de Aviação (FAA), a redução é necessária para garantir a segurança, já que 13 mil controladores e 50 mil agentes da Administração de Segurança no Transporte seguem trabalhando sem pagamento.
A FAA informou ainda que não há uma estimativa de quantos voos serão cancelados. O objetivo principal é aliviar a pressão sobre os profissionais e manter o sistema aéreo funcionando de forma segura.

Créditos – AP
O chamado shutdown já é o mais longo da história americana, com 36 dias de duração. Ele começou quando o Congresso não conseguiu aprovar o Orçamento federal dentro do prazo, deixando o governo sem recursos para custear serviços básicos. Com isso, milhares de servidores estão afastados, enquanto funcionários de áreas essenciais continuam atuando sem salário.
Aeroportos afetados pelo shutdown
Confira abaixo a lista completa dos aeroportos dos Estados Unidos afetados pelo corte:
- Anchorage International (ANC)
- Hartsfield-Jackson Atlanta International (ATL)
- Boston Logan International (BOS)
- Baltimore/Washington International (BWI)
- Charlotte Douglas International (CLT)
- Cincinnati/Northern Kentucky International (CVG)
- Dallas Love Field (DAL)
- Ronald Reagan Washington National (DCA)
- Denver International (DEN)
- Dallas/Fort Worth International (DFW)
- Detroit Metropolitan Wayne County (DTW)
- Newark Liberty International (EWR)
- Fort Lauderdale/Hollywood International (FLL)
- Honolulu International (HNL)
- Houston Hobby (HOU)
- Washington Dulles International (IAD)
- George Bush Houston Intercontinental (IAH)
- Indianapolis International (IND)
- John F. Kennedy International (JFK)
- Harry Reid International (LAS)
- Los Angeles International (LAX)
- LaGuardia Airport (LGA)
- Orlando International (MCO)
- Chicago Midway International (MDW)
- Memphis International (MEM)
- Miami International (MIA)
- Minneapolis/St Paul International (MSP)
- Oakland International (OAK)
- Ontario International (ONT)
- Chicago O’Hare International (ORD)
- Portland International (PDX)
- Philadelphia International (PHL)
- Phoenix Sky Harbor International (PHX)
- San Diego International (SAN)
- Louisville International (SDF)
- Seattle/Tacoma International (SEA)
- San Francisco International (SFO)
- Salt Lake City International (SLC)
- Teterboro (TEB)
- Tampa International (TPA)
Impasse político no Congresso
No centro da disputa está o financiamento de programas de saúde. Os democratas defendem a prorrogação imediata desses programas, enquanto os republicanos querem tratar o tema em outro projeto de lei. Como o partido do presidente Donald Trump tem apenas 53 dos 100 assentos no Senado, será necessário o apoio de sete senadores da oposição para aprovar o novo orçamento.
Na terça-feira (4), Duffy já havia alertado que, se a paralisação se prolongasse, o país poderia enfrentar um cenário de “caos total” e até o fechamento de parte do espaço aéreo nacional. Diante da falta de acordo, Trump voltou a pressionar os republicanos para eliminar o “filibuster”, uma ferramenta legislativa que permite à minoria democrata bloquear votações, na tentativa de encerrar o impasse.
Enquanto isso, as companhias aéreas alertam que a situação coloca em risco a segurança das operações e pode gerar um efeito em cadeia sobre a aviação americana.
Conheça a Travel
Você sabia que agora o Passageiro de Primeira tem um site dedicado exclusivamente ao universo de viagens? A Travel é um site especializado em guias de destinos, além de notícias e promoções relacionadas a viagens.

A nossa missão é ser a sua nova fonte diária de inspiração para vivências únicas e imersivas ao redor do mundo. Com um olhar atento à autenticidade e à imersão cultural, a Travel vai além dos roteiros turísticos tradicionais, oferecendo aos viajantes uma experiência genuína, que valoriza a cultura local, a curiosidade e a sustentabilidade. Trazemos a expertise do Passageiro de Primeira em nosso sangue, o que garante excelência nas informações e serviços.
Venha ver o mundo com novos olhos! Conheça a Travel! ✨
Desconto em hotéis, contas globais e mais
Vai viajar? Aproveite nossos cupons de desconto para ter uma viagem mais econômica!
Comentário
A decisão de reduzir voos nos Estados Unidos mostra o esforço das autoridades para evitar o colapso do sistema aéreo, mas também reforça como o setor depende da estabilidade do governo para funcionar bem.
Seguimos acompanhando o desenrolar do shutdown e, se você tem voos marcados dentro do país a partir de hoje (7), recomendamos que fique atento a possíveis atualizações antes de embarcar e verifique com sua companhia aérea se o voo foi cancelado.