fbpx

A difícil situação da Avianca Internacional

Notícias

Por Lorenzo Firmino

O CEO da Avianca Internacional, Roberto Kriete, disse ontem a empregados e colaboradores da holding que a companhia “está quebrada”. Segundo o diretor executivo, a empresa não está pagando seus credores e tem um prazo de quatro meses para fazer a reestruturação necessária.

Fomos um pouco mais a fundo para entender o que a Avianca está fazendo. Na última apresentação de resultados do trimestre foi dito que o grupo está tomando as seguintes atitudes:

  • Ajustes na frota: a companhia está se desfazendo de aeronaves antigas e colocou para venda treze Cessna 208, oito Embraer 190 e demais aeronaves Airbus A318;
  • Renegociação de aeronaves já compradas;
  • Racionalização da malha aérea para excluir rotas insuficientemente lucrativas;
  • Plano de melhoria de eficiência operacional;
  • Alienação de ativos não essenciais;
  • Re-priorização de investimentos capex;
  • Fortalecimento da estrutura de capital.


Veja o vídeo

No vídeo gravado ontem o CEO da companhia disse “a situação financeira, senhores (…) a Avianca está quebrada. Ok? Quebrada”.


Comentário

Esperamos que a Avianca consiga se recuperar com seus credores (entre eles, a United). A companhia é a 2ª mais antiga do mundo – atrás apenas da KLM. Seria uma grande perda para a Star Alliance e uma grande perda para nós, no quesito milhas, já que o LifeMiles é um ótimo programa.

Dado o momento delicado, a companhia já havia admitido há duas semanas a possibilidade de recuperação judicial ou falência. Continuaremos a acompanhar de perto o desenrolar da história.

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.