A Qatar Airways está trocando de terminal no Aeroporto de Heathrow (LHR), em Londres. A empresa move hoje (27) suas operações para o Terminal 5 – conhecido por ser o “terminal da British”. Esta migração está sendo feita por diversas companhias aéreas da oneworld. A American Airlines já moveu seus voos para o terminal e depois de amanhã (29) será a vez da Japan Airlines seguir o mesmo caminho.
No caso da Qatar Airways, a companhia foi forçada a abandonar sua operação de longa data no Terminal 4 devido a paralização nas atividades do terminal após uma queda sem precedentes nas viagens aéreas causada pela COVID-19. A Qatar deixa pra trás o seu Premium Lounge e um audacioso plano de expansão do espaço.
No Terminal 5, clientes da companhia árabe e de companhias da oneworld voando em Classe Executiva ou com status Sapphire têm acesso à sala VIP Galleries Club, da British Airways. E passageiros voando na Primeira Classe ou com status Emerald na aliança têm acesso à Galleries First – além de aproveitaram da First Wing (uma entrada exclusiva para check-in, segurança e imigração que tem ligação direta com os lounges).
Segundo o CEO de Heathrow, o Terminal 4 deverá ser reativado apenas em 2021. Pessoalmente, acredito que seria mais vantajoso para os passageiros da Qatar Airways se as operações da companhia fossem movidas para o Terminal 3 – onde Cathay Pacific e Qantas (parceiras de aliança da Qatar) – têm excelentes lounges. Tanto a companhia baseada em Hong Kong, quanto a companhia baseada em Sydney, não pretendem migrar suas operações para o Terminal 5 devido aos altos investimentos realizados nestes espaços.
Para empresas da mesma aliança operar em um só terminal significa um possível corte de gastos – já que além da infraestrutura, recursos humanos também são compartilhados – essa pode ser a provável razão para este movimento de migração de companhias aéreas da oneworld para o “terminal da British”.
Será que no ano que vem as companhias da aliança que moveram suas operações voltarão para os seus respectivos terminais ou farão do T5 um lar definitivo?