fbpx

A migração de companhias aéreas da oneworld para o T5 de Heathrow

Notícias

Por Lorenzo Firmino

A Qatar Airways está trocando de terminal no Aeroporto de Heathrow (LHR), em Londres. A empresa move hoje (27) suas operações para o Terminal 5 – conhecido por ser o “terminal da British”. Esta migração está sendo feita por diversas companhias aéreas da oneworld. A American Airlines já moveu seus voos para o terminal e depois de amanhã (29) será a vez da Japan Airlines seguir o mesmo caminho.

No caso da Qatar Airways, a companhia foi forçada a abandonar sua operação de longa data no Terminal 4 devido a paralização nas atividades do terminal após uma queda sem precedentes nas viagens aéreas causada pela COVID-19. A Qatar deixa pra trás o seu Premium Lounge e um audacioso plano de expansão do espaço.

No Terminal 5, clientes da companhia árabe e de companhias da oneworld voando em Classe Executiva ou com status Sapphire têm acesso à sala VIP Galleries Club, da British Airways. E passageiros voando na Primeira Classe ou com status Emerald na aliança têm acesso à Galleries First – além de aproveitaram da First Wing (uma entrada exclusiva para check-in, segurança e imigração que tem ligação direta com os lounges).

Segundo o CEO de Heathrow, o Terminal 4 deverá ser reativado apenas em 2021. Pessoalmente, acredito que seria mais vantajoso para os passageiros da Qatar Airways se as operações da companhia fossem movidas para o Terminal 3 – onde Cathay Pacific e Qantas (parceiras de aliança da Qatar) – têm excelentes lounges. Tanto a companhia baseada em Hong Kong, quanto a companhia baseada em Sydney, não pretendem migrar suas operações para o Terminal 5 devido aos altos investimentos realizados nestes espaços.

Para empresas da mesma aliança operar em um só terminal significa um possível corte de gastos – já que além da infraestrutura, recursos humanos também são compartilhados – essa pode ser a provável razão para este movimento de migração de companhias aéreas da oneworld para o “terminal da British”.

Será que no ano que vem as companhias da aliança que moveram suas operações voltarão para os seus respectivos terminais ou farão do T5 um lar definitivo?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.