Você seria capaz de reconhecer uma companhia aérea olhando para o seu avião parado no aeroporto? É muito provável que sim. Afinal de contas as companhias aéreas tem uma identidade visual, uma logo e um trabalho de marketing para que sejam reconhecidas pelo público. Mas esse não é o caso da Janet, uma companhia aérea que não pretende ser reconhecida por ninguém, aliás, toda a ideia é passar despercebida já que essa é uma companhia aérea secreta do governo norte-americano.
A companhia
A Janet, às vezes chamada de Janet Airlines, é o nome não oficial dado a uma frota de aeronaves de passageiros operadas pelo Departamento da Força Aérea dos Estados Unidos.
A companhia opera com base no Aeroporto Internacional McCarran (LAS), em Las Vegas. Devido à sua operação sigilosa, a Janet Airlines funciona em uma parte especial do terminal. Eles embarcam em aviões no lado oeste do aeroporto, ao lado do estacionamento exclusivo aos seus passageiros.
O nome Janet provavelmente é uma sigla em inglês para Joint Air Network for Employee Transportation (Rede Aérea Conjunta para Transporte de Funcionários, em português). Mas a verdade é que ninguém sabe ao certo, já que a companhia é secreta, por isso ela foi apelidada de Just Another Non-Existent Terminal (Apenas Mais um Terminal Não Existente, em tradução livre).
Frota
Segundo uma matéria publicada pelo site Jalopnik, a frota da Janet consiste em seis Boeing 737-600. As aeronaves são registradas tendo o Departamento da Força Aérea norte-americano como proprietário, enquanto algumas aeronaves anteriores foram registradas em várias empresas de leasing de aeronaves civis. Antes da chegada dos 737-600, a Janet operava o Boeing 737-200, alguns dos quais foram modificados a partir de aeronaves militares T-43A.
Todas os B737-600 são ex-Air China, com exceção do N273RH e N365SR, que anteriormente eram operadas pela agora extinta China Southwest Airlines.
As aeronaves da companhia aérea geralmente não possuem um livery excepcionalmente marcante, mas têm uma faixa de tinta vermelha ao longo das janelas.
Área 51
O objetivo da companhia também é apenas uma especulação (por causa de toda aquela coisa de ser secreta e tal). Porém, com base em informações que são públicas, estima-se que a companhia funcione para transportar os funcionários do governo saindo do aeroporto de Las Vegas e levá-los ao local de trabalho. Depois, à tarde, os aviões da Janet levam os funcionários de volta aos seu aeroporto de origem.
Especula-se que a empresa sirva principalmente o Site de Segurança Nacional de Nevada, onde está a Área 51. E isso é apenas baseado na rota em que os aviões seguem partindo de Las Vegas, já que no meio do caminho, bem no meio do deserto de Nevada, os aviões desligam seu transponder.
A Área 51 é como é conhecida uma base da Força Aérea dos Estados Unidos altamente secreta. Como o governo de Washington não confirmava ou desmentia a existência da base, inúmeras teorias da conspiração surgiram de que o local seria um centro de investigação de extraterrestres.
A base fica localizada em uma área de 37x40km que possui um dos espaços aéreos mais restritos do mundo. Qualquer aeronave que tente adentrar o perímetro pode ser potencialmente abatida. Não é o caso, porém, dos aviões da Janet, que conseguem adentrar a região sem nenhum problema.
Você já tinha ouvido falar dessa companhia? A pintura da aeronave da companhia parece com o livery de uma companhia que não existe mais, alguém consegue dizer qual?