O primeiro A321LR decolou de Hamburgo na Alemanha para seu primeiro voo que teve duração de duas horas e 36 minutos, dando início ao seu programa de testes de voo. A aeronave MSN7877 é movida a motores CFM LEAP-1A.
A aeronave será agora submetida a um programa de testes de voo de quase 100 horas de duração, incluindo missões transatlânticas, visando a Certificação de Tipo da EASA e do FAA no segundo trimestre de 2018. A entrada em serviço está prevista para o quarto trimestre de 2018.
O A321LR possui uma nova configuração de porta de entrada, permitindo que seus operadores acomodem até 240 passageiros na mais larga fuselagem de Corredor Único da Airbus que percorre os céus. A nova cabine de passageiros Airspace by Airbus disponível na família A320 aprimora ainda mais a incomparável experiência de viagem dos passageiros. Com outras opções, combinando um aumento do Peso Máximo de Decolagem (MTOW) para 97 toneladas e um terceiro Tanque Central Adicional de Combustível (ACT), a autonomia da aeronave é estendida a 7.400 km, permitindo que as companhias aéreas aproveitem novas oportunidades do mercado de longo percurso.
Incorporando os mais recentes motores, avanços aerodinâmicos e inovações de cabine de passageiros, o A321neo oferece uma redução significativa de 20% por cento no consumo de combustível até 2020. Com mais de 1.900 encomendas recebidas de mais de 50 clientes, até o momento o A321neo capturou uma sólida fatia de 80% do mercado, tornando-se a verdadeira aeronave preferida no segmento médio do mercado.
O mercado da aviação aparentemente está cheio de novidades, evolução nunca é demais não é mesmo?