fbpx

AAdvantage agora restitui milhas de bilhetes cancelados de forma automática

Notícias Programas de fidelidade

Por Lorenzo Firmino

Cancelar bilhetes prêmio do AAdvantage ficou – temporariamente – mais fácil. Agora é possível cancelá-los e obter as milhas de volta de forma 100% online. Antes até era possível cancelar os bilhetes online, mas a restituição das milhas não acontecia de forma instantânea – apenas os voos eram cancelados. Era preciso ligar no call center e solicitar a devolução do saldo de milhas utilizado na emissão.

Desde a última sexta-feira (24) a American Airlines eliminou a necessidade dessa ligação e tornou automático o processo de restituição de milhas – que acontece em até 48h após a solicitação de cancelamento do bilhete online. Porém, essa “facilidade” só é válida para passagens compradas até 31 de maio e viagens até 30 de setembro. Este é o período que a companhia permite o cancelamento de bilhetes prêmio sem custo – embora, como bem notado pelo OMAAT, tem potencial de ser estendido.


Restrições

Além do período citado acima, há algumas outras restrições para que o processo de restituição de milhas aconteça de forma automática. Ele funcionará apenas:

  • Se a reserva for para um único passageiro;
  • Se viajante for o titular da conta AAdvantage utilizada na emissão do bilhete;
  • A viagem for apenas para voos da American Airlines;
  • O bilhete foi comprado diretamente com a American nos EUA ou através do site dos EUA;
  • A viagem ainda não começou;
  • Não foram feitas alterações no itinerário desde que o bilhete foi emitido.

Para membros Executive Platinum esta facilidade continuará válida após 31 de maio – já que eles são isentos de taxas de cancelamento de bilhetes prêmio.


Comentário

A digitalização de serviços que eram feitos somente via call center é algo que muitas aéreas mundo afora estão começando a fazer. Companhias e programas de fidelidade tem acelerado projetos que até então não eram tratados como prioridades. Entretanto, é uma pena que foi preciso uma pandemia para isso.

Torço muito para que esta facilidade continue ativa no futuro e que as restrições citadas neste post diminuam.

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.