Em comemoração ao Dia Internacional das Florestas, celebrado hoje (21), a Accor reforçou seu compromisso com a preservação do meio ambiente dando ênfase ao seu programa de reflorestamento global, o Plant for the Planet. O projeto – que completou 10 anos de história na América do Sul – traz a marca de mais de 600 mil árvores plantadas na Serra da Canastra, no Brasil, e na Amazônia Peruana, o que equivale a uma área de 500 campos de futebol. No ano passado, a Accor anunciou a expansão do PFP para as florestas colombianas, em Cauca.
O Plant for the Planet faz parte do Planet 21, estratégia global de desenvolvimento sustentável da Accor, que envolve stakeholders por meio de mudanças de comportamento e consumo consciente.
“O Plant for the Planet é um projeto que acontece com a participação direta dos hóspedes, que reutilizam as suas toalhas de banho e a economia gerada com a lavagem é destinada para o plantio”, explica Larissa Lopes, Gerente de Sustentabilidade Accor América do Sul. Dentro do conceito de agroflorestas, o PFP promove a preservação ambiental por meio de desenvolvimento econômico e social. “Assim a comunidade local gera renda com as suas atividades de agricultura que suportam a preservação da floresta ao seu redor”, completa a executiva.
Números do projeto
Só no Brasil, em parceria com a ONG Nordesta, o Planet for the Planet já plantou, em 10 anos, mais de 600 mil árvores de 100 espécies nativas – equivalente a 450 campos de futebol -, beneficiando 891 pessoas em 41 cidades, reflorestando mais 326 hectares nas bacias do Rio São Francisco, na Serra da Canastra (MG).
Veja abaixo fotos do antes e depois do projeto na serra mineira:
No Peru, a ação ocorre desde 2013, no Alto de Hayabamba, na Amazônia peruana, em parceria com a ACOPAGRO, cooperativa membro da Fundação Amazônia Viva. Na região, os resultados acumulam a marca de mais de 30 mil árvores plantadas (equivalente a aproximadamente 50 campos de futebol), beneficiando mais 25 mil pessoas.
Já na Colômbia, o projeto é realizado em Cauca e tem como objetivo a restauração de 2 mil hectares por meio do reflorestamento e da instalação de sistemas agroflorestais de café orgânico. Ele beneficia 1.500 famílias e, desde o início, em 2018, foram plantadas mais de 87 mil árvores; em 2019, foram quase 40 mil árvores plantadas.
O que achou do projeto da Accor?