A Accor está estudando uma possível fusão com o Intercontinental Hotels Group (IHG), o que poderia criar o maior grupo hoteleiro do mundo. As informações são do jornal francês Le Figaro.
De acordo com a reportagem, o CEO e presidente da Accor, Sébastien Bazin, montou em junho uma equipe para estudar a viabilidade, em meio à pandemia de Covid-19 que segue em andamento.
O Le Figaro também informa que o diretor financeiro da Accor, Jean-Jacques Morin, estava envolvido na força-tarefa, junto com os bancos de investimento Centerview e Rothschild.
Segundo o jornal, uma fusão dos dois grupos se complementaria geograficamente, já que o IHG possui a maioria das propriedades nos EUA, enquanto a Accor é líder fora da China e dos Estados Unidos.
Também foi informado pelo Le Figaro que o conselho de administração da Accor é a favor da fusão, mas que Bazin foi mais cauteloso com qualquer movimento.
Sobre a Accor
A Accor conta com mais de 5.000 hotéis e complexos residenciais em 110 países. Com mais de 50 anos no setor, o grupo possui um portfólio de 39 marcas de hotéis que incluem desde acomodações luxuosas até econômica. Seu programa de fidelidade é o ALL – Accor Live Limitless.
Sobre o IHG
O IHG é uma das maiores empresas hoteleiras do mundo, com cerca 884.000 quartos em mais de 5.900 hotéis e presença em mais de 100 países ao redor do mundo. Seu programa de fidelidade é o IHG Rewards Club.
Bom, obviamente que qualquer fusão teria que ser aprovada por órgãos estrangeiros ligados à defesa da concorrência, porém, se bem-sucedida, deixaria o grupo combinando mais de 50 marcas separadas. Aliás, muitas delas podem se sobrepor, o que poderia resultar em uma redução de marcas que temos atualmente.
Qual sua opinião sobre a possível fusão? Nenhum dos grupo de hotéis comentou sobre a especulação.