fbpx

ACI e Amadeus celebram os melhores aeroportos de 2020

Aeroportos Notícias

Por Rafael Castro

O Airports Council International (ACI) World e seu parceiro estratégico Amadeus celebraram os vencedores deste ano do prêmio de qualidade de serviço de aeroportos – Airports Service Quality Award (ASQ) –  que representam os melhores aeroportos do mundo para a experiência do cliente.

Melhores Aeroportos IATA

Os prêmios ASQ da ACI reconhecem e recompensam os melhores aeroportos do mundo – na opinião de seus clientes – e oferecem uma oportunidade de celebrar o compromisso dos aeroportos de todo o mundo em melhorarem continuamente a experiência do passageiro, particularmente em um momento em que isso nunca foi tão importante.

Como os aeroportos em todo o mundo continuam a lidar com a pandemia da COVID-19 e planejam uma recuperação sustentada, atender às necessidades em constante mudança dos clientes e assegurar-lhes que a experiência foi adaptada às suas expectativas é crucial. O conjunto de soluções ASQ fornece um método confiável de responder às novas necessidades dos passageiros por meio de uma visão 360 graus da gestão da experiência do cliente.

À medida que a indústria da aviação continua se recuperando da pandemia da COVID-19, é importante celebrarmos os aeroportos que melhor ouvem os passageiros e adaptam a experiência do cliente para atender às suas necessidades”, disse o Diretor Geral Mundial da ACI, o brasileiro Luis Felipe de Oliveira. “Os prêmios ASQ refletem o compromisso dos aeroportos em melhorarem a experiência do passageiro e representam o maior elogio possível em relação à experiência do cliente para operadores de aeroporto em todo o mundo. Na entrega dos prêmios deste ano, somos gratos ao nosso parceiro Amadeus por seu apoio em ajudar a celebrar os aeroportos que estão priorizando a experiência de viagem para os passageiros em um momento em que a voz do passageiro nunca foi tão importante. Também continuamos a evolução dos próprios prêmios ASQ com questões de saúde e higiene adicionadas à próxima rodada de prêmios a ser anunciada no próximo ano.

Bruno Spada, vice-presidente executivo de TI de aeroportos da Amadeus, comentou: “o movimento dos aeroportos para colocar cada vez mais o passageiro no centro de tudo o que fazem é oportuno e adequado. Na Amadeus, os passageiros também estão no centro do nosso negócio, eles nos inspiram a criar soluções que permitem aos aeroportos serem mais flexíveis, ágeis e adaptáveis. Portanto, estamos extremamente orgulhosos de nos unir à ACI em reconhecer o trabalho e os esforços dos aeroportos em estabelecer novos padrões na experiência do passageiro. Estamos totalmente empenhados em apoiar os aeroportos para que se adaptem rápida e dinamicamente às mudanças do mercado e para oferecer os melhores serviços possíveis aos passageiros. Oferecer processos aeroportuários seguros, livres de estresse e sem contato são elementos vitais para fazermos o mundo viajar novamente e esses prêmios ajudarão a mostrar alguns dos melhores exemplos do setor. Fazemos parte do esforço coletivo da indústria para se reconstruir, mais forte e mais resiliente do que nunca. ”

Os prêmios reconhecem os aeroportos em todo o mundo que oferecem a melhor experiência ao cliente, na opinião de seus próprios passageiros. Este ano, 140 prêmios foram conquistados por 84 aeroportos individuais, o maior número de ganhadores de todos os tempos.

Vamos conhecer alguns dos aeroportos premiados?


Aeroportos Premiados – Melhores aeroportos por tamanho e região

Vale lembrar o seguinte: para ser elegível aos Prêmios Anuais do ASQ, o aeroporto deve ter participado da Pesquisa ASQ durante todos os meses do ano. A pesquisa deve ser realizada em estrita conformidade com o plano amostral do aeroporto, desenvolvido pela ACI, o que garante uma amostra representativa dos voos, destinos e grupos de passageiros servidos pelo aeroporto. A ACI audita regularmente os aeroportos participantes para garantir a conformidade e validar os resultados.

Portanto, os aeroportos não são obrigados a participarem do Programa ASQ e, por isso, muitos acabam não entrando nessa premiaçãoNo Brasil, os seguintes aeroportos participam do ASQ: Floripa Airport, Aeroporto Internacional Tom Jobim – RIOgaleão e Aeroporto Internacional de Belo Horizonte – Confins.

Como foram muitos aeroportos premiados, daremos destaque aqui aos terminais que processam, pelo menos, 15 milhões de passageiros por ano.

  • África: nenhum aeroporto com mais de 15 milhões de passageiros por ano foi premiado.
  • América Latina e Caribe: nenhum aeroporto com mais de 15 milhões de passageiros por ano foi premiado.
  • Oriente Médio: nenhum aeroporto com mais de 15 milhões de passageiros por ano foi premiado.

Ásia-Pacífico:

De 15 a 25 milhões de passageiros/ano:

Bali International Airport – I Gusti Ngurah Rai – Bali, Indonésia
Rajiv Gandhi International Airport – Hyderabad, Índia
Sanya Fenghua International Airport – Sanya, China
Aeroporto de Bali Melhores Aeroportos

Bali Ngurah Rai Airport, Indonésia.

De 25 a 40 milhões de passageiros/ano:

Kempegowda International Airport – Bangalore, Índia
Nanjing Lukou International Airport – Nanjing, China

Mais de 40 milhões de passageiros/ano:

Chhatrapati Shivaji Maharaj International Airport – Mumbai, Índia
Indira Gandhi International Airport – Nova Delhi, Índia
Shanghai Pudong International Airport – Shanghai Pu Dong, China
Singapore Changi Airport – Singapura

Changi Airport

Changi Airport, Singapura.


Europa:

De 15 a 25 milhões de passageiros/ano:

Esenboga Airport – Ankara, Turquia
Prague Airport – Praga, República Tcheca
Pulkovo Airport – São Petersburgo, Rússia

De 25 a 40 milhões de passageiros/ano:

Copenhagen Airport – Copenhagen, Dinamarca
Flughafen Zurich – Zurique, Suíça
Oslo-Gardermoen Airport – Oslo, Noruega

Aeroporto de Zurique

Zurich International Airport, Suíça.

Mais de 40 milhões de passageiros/ano:

Aeroporto di Roma-Fiumicino – Roma, Itália
Sheremetyevo International Airport – Moscou, Rússia
Sheremetyevo AIrport

Moscow Sheremetyevo Airport, Rússia.


América do Norte:

De 15 a 25 milhões de passageiros/ano:

Dallas Love Field Airport – Dallas, Estados Unidos
Tampa International Airport – Tampa, Estados Unidos

De 25 a 40 milhões de passageiros/ano:

Minneapolis/St. Paul International Airport – Minneapolis, Estados Unidos.

Mais de 40 milhões de passageiros/ano:

Dallas/Fort Worth International Airport – Dallas, Estados Unidos
Toronto Pearson International Airport – Toronto, Canadá

Toronto Pearson Airport

Toronto Pearson International Airport, Canadá.


Comentários

Com certeza muitos de vocês, assim como eu, devem ter sentido falta de alguns aeroportos nessa lista. Onde estão os Aeroportos de Doha e de Dubai, por exemplo? O primeiro, de fato não faz parte do Programa ASQ da Airports Council International, então não poderia entrar na premiação. Já o Aeroporto de Dubai faz sim parte do programa, porém as regras do prêmio deixam claro que o aeroporto tem que ter realizado o protocolo de medição da qualidade dos serviços durante todos os meses do ano. Talvez isso não tenha ocorrido em Dubai – é somente uma suposição para que o aeroporto não apareça entre os melhores do Oriente Médio nessa premiação.

O mesmo acontece em outros continentes. Sentiram falta do Aeroporto de Frankfurt, por exemplo? É porque ele também não é signatário do ASQ. Sinceramente, me surpreendi com Roma Fiumicino (FCO) sendo premiado na categoria de mais de 40 milhões de passageiros por ano. Acredito que há aeroportos muito melhores que FCO nessa categoria (participantes também do ASQ) e que não foram premiados, como Amsterdam Schiphol e o Aeroporto de Munique, por exemplo.

No caso da nossa América Latina, também fiquei bastante surpreso que nenhum aeroporto com mais de 15 milhões de passageiros por ano tenha sido premiado.

O que vocês acharam dos resultados dessa premiação?


Já conhece o Guia de Aeroportos do Passageiro de Primeira em parceria com o Papo de Aeroporto? Um super projeto para ajudar vocês a terem melhores experiências nos aeroportos pelo mundo afora!

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.