A AENA anunciou a expansão da sala de embarque do Aeroporto de Congonhas com a inauguração de duas novas salas VIP. A iniciativa integra o projeto para a ampliação e modernização do segundo terminal aéreo mais movimentado do país, que está prestes a completar um ano sob a gestão da concessionária.
Ampliação da sala de embarque
No dia 17 de outubro, a AENA completará um ano à frente da administração do Aeroporto de Congonhas. De acordo com a concessionária, durante esse período, a experiência dos passageiros foi aprimorada com a inauguração de mais de dez novos pontos comerciais, ampliando as opções de alimentação e compras no terminal.
Para aumentar o conforto do passageiro durante o processo de embarque, estão em andamento obras para criação de uma nova área com 3.000 m², incluindo um marketplace e duas grandes salas VIP, ampliando as opções ao passageiro enquanto aguarda o embarque para o seu voo. No entanto, detalhes sobre a gestão desses lounges ainda não foram divulgados.
Além disso, neste mês de outubro será iniciada a obra de ampliação da sala de embarque remoto, o que proporcionará o dobro de área aos passageiros. Também em outubro, começam as obras de reforma de todos os banheiros do terminal, aumentando o conforto e a disponibilidade a todos os passageiros.
Investimentos da área de mobilidade
Como anunciamos aqui no PP em julho deste ano, a AENA inaugurou um bolsão exclusivo para carros de aplicativos no Aeroporto de Congonhas. Segundo a concessionária, o novo espaço trouxe maior eficiência e organização ao trânsito viário local. Além de oferecer mais comodidade, as mudanças reduziram significativamente o tempo de espera dos passageiros e melhoraram o fluxo nas vias internas do aeroporto.
A área de espera dedicada a motoristas parceiros está localizada na entrada principal do aeroporto, próximo ao terminal, funcionando das 4h30 às 23h30. Possui uma área total de 4.000 m² e capacidade para 145 vagas para veículos à espera de passageiros.
Mais mudanças anunciadas
A AENA também anunciou o inicio das obras para readequação do sistema de climatização do aeroporto, que inclui a substituição de equipamentos antigos, que tinham mais de 60 anos e apresentavam deficiência histórica de manutenção.
Na questão acústica, estão em andamento ações junto às companhias aéreas para padronização e racionalização da comunicação nos portões de embarque, suportadas pela implantação de novo sistema de sonorização e de automação de chamadas. Também está em processo de prova de conceito a implantação de um sistema de comunicação de informação de voos pelo Whatsapp, o que também contribuirá para tornar mais eficiente o processo de embarque, reduzindo a necessidade chamadas de última hora.
Conforme cronograma definido pelo edital de concessão, a AENA tem um prazo de cinco anos para a conclusão das obras de modernização do Aeroporto de Congonhas. A concessionária já iniciou as primeiras intervenções para preparação da área do aeroporto para as grandes obras de modernização, que incluem a construção de um novo terminal de passageiros, que irá dobrar o espaço atual para embarque e desembarque.
O processo de contratação da construtora responsável pelas obras está na fase final, com previsão de início dos trabalhos entre o final de 2024 e início de 2025 e investimento de mais de R$ 2 bilhões.
Comentário
Excelente notícia para os passageiros do Aeroporto de Congonhas! Com a expansão do terminal e a inauguração de novas áreas, incluindo novas salas VIP, os viajantes poderão desfrutar de uma experiência de embarque mais confortável e conveniente.
As melhorias não só aumentam as opções de serviços, como também tornam o tempo de espera mais agradável, elevando o nível de qualidade e modernização do aeroporto. Uma ótima e bem vinda evolução para um dos principais terminais do país!
O que achou da notícia? Para saber mais, acesse o site da AENA.