A Aena Brasil, grupo de concessionária de aeroportos privada, entregou hoje (6) as obras do Aeroporto Presidente João Suassuna, em Campina Grande. A capacidade operacional agora é o dobro da anterior. Confira as melhorias e alguns exemplos de emissões com milhas dos voos diretos para lá.
Luciano Rodrigues, diretor do aeroporto, destaca os ganhos em estrutura para a comunidade e salienta sua importância para uma melhor experiência dos passageiros:
“A conclusão das obras de ampliação do aeroporto é motivo de muito orgulho não só para quem se dedicou e trabalhou duro diariamente, mas também para toda população. Temos agora espaços mais modernos e com novas funcionalidades para os usuários. Toda a experiência de viagem teve um ganho significativo, desde a chegada do passageiro ao terminal, até o trajeto de acesso às aeronaves. Os passageiros estão tendo mais conforto e opções de serviços”
Aeroporto renovado
Com o dobro da capacidade operacional, e totalmente renovado, os passageiros agora encontram espaços mais amplos e funcionais, contribuindo com o crescimento econômico e turístico de um dos principais polos culturais do Nordeste. Depois de Maceió e Juazeiro do Norte, este é o terceiro equipamento inaugurado pela Aena.
As obras estruturais permitem a ampliação das operações em até 100%. Agora, o terminal campinense tem a capacidade de atender 250 mil pessoas por ano. As intervenções nas áreas de embarque e desembarque contribuíram para esse crescimento. Com 400 m², a sala de embarque ganhou novo canal de inspeção por raio-x, mais amplo e confortável. Já o desembarque dispõe de 333,45 m² e tem como principais novidades uma esteira para a rápida restituição de bagagens e novos sistemas de climatização e combate a incêndios.
A fachada do aeroporto também passou por reformas. Com 800m² a mais de área, o terminal de passageiros foi climatizado e ganhou uma fachada de vidro. O painel de Ariano Suassuna, marca visual do aeroporto, agora se encontra dentro do prédio, mais preservado e protegido das intempéries. Além disso, o estacionamento também recebeu melhorias, com mais vagas e segurança. Já o meio-fio passou a ficar disponível para embarque e desembarque do público, facilitando assim o fluxo de chegada.
Nas obras, a redução dos impactos ambientais foi prioridade, instalando assim estações de tratamento de água, esgoto e central de resíduos sólidos. A melhora do uso das fontes de energia também esteve em pauta. A gestão voltada para o desenvolvimento sustentável já vem colhendo frutos. Em junho deste ano, o Aeroporto de Campina Grande foi premiado no programa de sustentabilidade da ANAC.
Novos serviços e expansão da malha aérea
Além da reforma na infraestrutura, o setor de serviços no Aeroporto de Campina Grande recebeu melhorias. Toda a área comercial foi readequada, com maior variedade de lojas, cafés e restaurantes distribuídos no terminal. A oferta de atendimento aos clientes também foi aumentada. A área de check-in ganhou um número maior de balcões, esteiras de bagagem e escritórios para as companhias aéreas.
A pista do aeroporto recebeu uma série de melhorias, tornando os procedimentos de pouso e decolagem mais seguros e adequados às normas vigentes. A pista de taxiamento recebeu nova sinalização tanto vertical como horizontal, com o objetivo de auxiliar melhor as manobras dos pilotos. Além disso, também foram instaladas RESAs (Áreas de Segurança de Fim de Pista) nas duas cabeceiras da pista. Por fim, a iluminação foi incrementada e o asfalto foi revitalizado.
Assim, reforma proporcionou a Campina Grande um aumento na malha aérea. O terminal agora oferece rotas estratégicas, com voos para vários destinos diretos, como Salvador, Recife, Fortaleza, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Cada um dos destinos proporciona grande conectividade para atender a demanda dos clientes e assim incentivar o turismo na cidade paraibana. Além disso, o novo pátio de aeronaves se soma ao existente, contribuindo para este aumento.
Voando para lá
Atualmente, Azul e GOL são as companhias que mais utilizam o aeroporto. Voos diretos podem ser emitidos pelo TudoAzul de/para Belo Horizonte, Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro.
Há também disponibilidade para voar sem escalas a partir de Salvador emitindo com milhas via Smiles. Apesar da tabela variável, valores para o trecho se encontram estabilizados em 9.100 milhas.
Desconto em hotéis, seguro viagem e mais
Vai viajar? Aproveite nossos cupons de desconto na Hoteis.com, Ciclic e Nomad.
Comentário
Fato relevante para quem vive na região ou deseja visitá-la, pois as reformas propiciam o aumento da conectividade da cidade com o restante do país. Dada a extensa dimensão territorial do Brasil, toda notícia sobre expansão aeroportuária é bem-vinda. A concessionária é a mesma que recentemente divulgou cronograma para assumir operações em 11 aeroportos do país, incluindo o de Congonhas e Uberlândia.
Você já utilizou este aeroporto? Comente aqui embaixo.