A modernização do Aeroporto de Congonhas (CGH), em São Paulo, acaba de ganhar um novo capítulo. Em uma postagem nas redes sociais nesta terça-feira (29), o CEO da Aena Brasil, Kleber Meira, anunciou oficialmente o início das obras do novo terminal de passageiros. Com investimento superior a R$ 2 bilhões, a construção será realizada ao longo de três anos, com entrega prevista para junho de 2028. A meta é aumentar a capacidade anual do aeroporto para 29,5 milhões de passageiros.
Melhorias em andamento
Localizado em uma das regiões mais populosas e urbanizadas da capital paulista, Congonhas é um dos principais ativos da aviação brasileira. Mesmo antes da entrega do novo terminal, a Aena já vem promovendo diversas melhorias no aeroporto. A sala remota no piso inferior, por exemplo, está sendo ampliada e deve ser entregue até o fim do primeiro semestre deste ano.
Outras iniciativas incluem a inauguração de uma nova sala VIP, reforma dos banheiros, modernização dos espaços internos do terminal existente, criação de um espaço exclusivo para motoristas de aplicativo no subsolo e renovação da frota de ônibus elétricos, sinal do interesse que o terminal terá com a sustentabilidade.
Além disso, antigos hangares estão sendo demolidos para dar lugar à nova estrutura, enquanto áreas tombadas estão sendo preservadas e revitalizadas, garantindo o respeito ao patrimônio histórico do aeroporto.
Potencial de crescimento
Com 17 aeroportos sob sua gestão no Brasil, a Aena reafirmou sua aposta no potencial de crescimento da aviação nacional. Kleber Meira diz acreditar no Brasil e em seu potencial. “Nossos vizinhos latino-americanos crescem até 15% ao ano. O Brasil também pode buscar esse ritmo”, justificou Kleber.
A nova estrutura em Congonhas integra um plano de longo prazo que visa não apenas modernizar, mas também fortalecer a conectividade aérea no país, especialmente em um aeroporto tão estratégico como este.
Comentário
O Aeroporto de Congonhas acabou de completar 89 anos e, ao que tudo indica, está prestes a iniciar um novo capítulo em sua história.
É muito positivo ver que o terminal está recebendo investimentos robustos, voltados a melhorar a experiência de quem embarca ou desembarca em São Paulo, tudo isso com respeito ao seu legado e com foco em continuar sendo uma referência na no coração da capital paulista.