Atualização às 10h05 de 28/03/2025 – em contato com o Passageiro de Primeira, a Aerom, representante do consórcio Aero GRU comunicou que a entrega não foi postergada para 2026.
A concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Guarulhos, GRU Airport, adiou novamente a entrega do Aeromóvel que vai ligar os três terminais do aeroporto com os trens de São Paulo. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) abriu processo administrativo para impor sanções à concessionária, que pode ser multada.
Aeromóvel em Guarulhos
O aeromóvel é chamado de Automatic People Mover (APM) e tem como objetivo ligar os três terminais do aeroporto com as linhas de trem da CPTM. De acordo com a reportagem do jornal Estadão, o Consórcio Aero Gru – responsável por projetar e construir o aeromóvel – disse que os atrasos se deram pela complexidade da obra e necessidade de conciliar as construções e testes do trem aéreo com as atividades diárias do Aeroporto de Guarulhos, que se mantém em plena operação durante todo o processo.
Já a concessionária do aeroporto, GRU Airport, ainda não se manifestou.
Obra atrasa novamente
Ao Estadão, o CEO da empresa Aerom, Marcus Coester, que representa o consórcio Aero GRU, disse que a implantação de APMs são processos complexos e implicam na integração de diversos sub-sistemas, como via elevada, estações, veículos, sistemas elétricos e sistemas de automação. Como o Aeroporto de Guarulhos não parou para as obras do aeromóvel, ainda devem ser seguidas restrições operacionais e de segurança.
O empresário finalizou dizendo que o aeromóvel está em fase de pré-operação desde 12 de janeiro de 2025 e há tramite em andamento para a conquista de certificação de segurança para operação comercial.
Como vai funcionar o aeromóvel de Guarulhos?
A estação Aeroporto-Guarulhos, da Linha 13-Jade, está localizada a 500 metros de distância do Terminal 1; 1,5 km do Terminal 2 e 2 km do Terminal 3. Atualmente, após desembarcar na plataforma de trem é necessário pegar um dos ônibus gratuitos disponíveis para se deslocar ao terminal de destino no aeroporto.
Após a finalização das obras, será possível se locomover até o seu terminal de embarque ou desembarque utilizando o monotrilho – que otimiza todo o processo de locomoção. Além disso, assim como acontecem com os ônibus que transportam passageiros da estação até o aeroporto, o aeromóvel será gratuito.
Ao todo, três veículos serão implementados, sendo dois designados às operações e um de reserva. Cada veículo tem capacidade para transportar 200 pessoas. Veja o mapa abaixo com o trajeto estipulado:
Comentário
O aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos foi anunciado em 2021, com tempo estimado para conclusão de obras em 2024. No ano passado, foi informada uma nova data de entrega, que seria em fevereiro deste ano. Agora, a estimativa do monotrilho funcionar é somente a partir de agosto de 2025.
Os atrasos estão sendo investigados e, caso seja necessário, haverá multa por parte da ANAC à concessionária.