fbpx

Aeroporto de Dubai demonstra retomada do tráfego após ano difícil

Aeroportos Notícias

Por Rafael Castro

O Aeroporto Internacional de Dubai (DXB) deu passos positivos em direção à recuperação após um ano super desafiador, com um total de 25,9 milhões de passageiros viajando pelo aeroporto em 2020. Isso significa que o aeroporto internacional mais movimentado do mundo recebeu 70% menos passageiros do que em 2019.

Aeroporto de Dubai

Imagem: Divulgação/Dubai Airports.

Os números anuais oficiais do Aeroporto de Dubai mostraram um segundo semestre positivo, após um segundo trimestre difícil, com dezembro superando as expectativas da indústria com 2,19 milhões de clientes. Os dados de fechamento mostraram uma recuperação notável em muitas áreas, especialmente no retorno aos serviços nos mercados globais graças à força das operações da Emirates e da flydubai, e à confiança demonstrada pelas companhias aéreas internacionais voltando à região.

Durante o primeiro trimestre de 2020, DXB viu 17,8 milhões de clientes (-20%) viajarem pelo aeroporto. Isso diminuiu significativamente durante o segundo trimestre devido aos eventos que se seguiram em todo o mundo. Pela primeira vez nos 60 anos de história do aeroporto internacional mais movimentado do mundo, o mês de abril viu os voos comerciais pararem quase por completo, conforme orientação do governo dos Emirados Árabes Unidos. Nos meses seguintes, cerca de 4.100 voos especialmente organizados e de repatriação de DXB e DWC (Dubai World Central Airport) permitiram que mais de 500.000 viajantes retornassem aos seus países de origem.

Aeroporto de Dubai

Imagem: Divulgação/Dubai Airports.

No ano passado, testemunhamos as circunstâncias mais difíceis que a indústria de viagens já enfrentou. O impacto da pandemia de COVID-19 foi sentido não apenas em nosso setor, mas em todo o mundo. Esses números de tráfego de passageiros no Aeroporto de Dubai refletem esse ambiente de teste, mas também vêm com um elemento de esperança e confiança“, comentou Paul Griffiths, CEO da Dubai Airports.

Griffiths ainda coloca que “uma parte integrante da recuperação da indústria de viagens e turismo é reconstruir a confiança dos viajantes, e uma maneira de fazer isso é por meio de um programa de vacinação, semelhante ao que está sendo realizado atualmente pelo governo dos Emirados Árabes Unidos. Isso, junto com a tecnologia que permitirá viagens contínuas e sem contato, mais uma vez incentivará mais pessoas a embarcarem em um avião. Além disso, transformamos nossas operações de carga em DXB e DWC. Como um centro intercontinental, estamos bem posicionados para apoiar a distribuição de vacinas dos países que as fabricam, para o mundo“.

Carga Aeroporto de Dubai

Imagem: Divulgação/Dubai Airports.

O CEO da Dubai Airports finaliza com bastante otimismo: “olhando para o futuro, estamos confiantes em uma perspectiva estável, mas otimista. Estamos monitorando constantemente as futuras programações e reservas, trabalhando com as companhias aéreas em seus planos de retorno ao Aeroporto de Dubai e novas rotas a serem introduzidas. Isso nos permitirá garantir que temos capacidade e capacidade operacional disponíveis para suportar o ritmo de recuperação“.


Retomada das Operações

Do ponto de vista dos mercados e dos destinos, a recuperação é forte no Aeroporto de Dubai. Existem agora 142 destinos (61% de recuperação) servidos a partir de DXB em 80 mercados (85% de recuperação) em 56 companhias aéreas (75% de recuperação). Houve algum crescimento por meio das alianças governamentais feitas na última parte do ano, permitindo voos de e para Israel.

A Índia manteve sua posição como o principal país de destino para DXB em número de passageiros, com o tráfego em 2020 atingindo 4,3 milhões, seguido pelo Reino Unido com 1,89 milhões de clientes e o Paquistão em terceiro com 1,86 milhões de clientes.  As três principais cidades atendidas foram Londres (1,15 milhão de clientes), Mumbai (772 mil clientes) e Nova Delhi com 722 mil clientes.


Eficiência das Operações

Embora 2020 tenha sido um ano de incertezas, um aspecto positivo importante foi a força encontrada nas parcerias. As companhias aéreas parceiras Emirates e flydubai desempenharam um papel central nos esforços de recuperação, junto com a dnata e todas as entidades oficiais que compõem a comunidade da aviação em Dubai.

Aeroporto de Dubai

Imagem: Divulgação/Dubai Airports.

De acordo com o aeroporto, no ambiente aeroportuário, os parceiros de atendimento ao cliente nas áreas de varejo, serviços e de alimentos e bebidas mostraram uma força e resiliência incríveis durante o período de silêncio. Como um dos primeiros aeroportos a oferecer suporte financeiro aos parceiros durante 2020, DXB foi capaz de manter seus negócios e agir rapidamente para reabrir pontos de venda conforme o tráfego de passageiros e a demanda aumentavam.

Essas parcerias também foram fortalecidas e a confiança no futuro do Aeroporto de Dubai foi demonstrada por meio de extensões de contrato com empresas existentes, como a Travelex, inovações de parceiros de longo prazo, como a JCDecaux, e novos acordos com o grupo hoteleiro líder em Dubai, o Jumeirah.

PCR Aeroporto de Dubai

Imagem: Divulgação/Dubai Airports.

Além disso, a capacidade da Autoridade de Saúde de Dubai de reagir rapidamente ao ambiente em constante mudança e às necessidades dos Emirados fez com que as instalações de teste de PCR para COVID-19 fossem instaladas em DXB para os clientes que chegam à cidade, tornando o movimento de turistas e o retorno de residentes mais eficiente.

No vídeo acima você pode ter uma boa noção de como foi o ano de 2020 para a Dubai Airports, como a empresa tem lidado com as restrições causadas pela pandemia de Covid-19 e quais são as expectativas do CEO da empresa para 2021. Apesar de ainda ser um ano de muitas incertezas, sobretudo em relação à abertura e ao fechamento constantes das fronteiras, esperamos que o Aeroporto de Dubai possa, em breve, voltar a crescer.


Algum leitor ou leitora passou pelo Aeroporto de Dubai durante o período da pandemia? Gostaria de dividir conosco como foi a sua experiência?

Hotéis com Desconto + Selos
Hotéis com Desconto + Selos
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 30 de abril de 2022!
Hotéis com Desconto
Hotéis com Desconto
10% de desconto em estadias até 30 de abril de 2022!
Seguro Viagem com Desconto
Seguro Viagem com Desconto
75% de desconto no seu Seguro Viagem!
Viagem com Desconto
Viagem com Desconto
20% de desconto em passagens, hotéis, carros e pacotes!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Compras com Desconto
Compras com Desconto
5% de desconto em itens vendidos e entregues pelo Magalu!
Ver todos os cupons

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.