O Aeroporto de Gatwick, em Londres, será parcialmente utilizado como um centro de testes drive-thru para casos de coronavírus no Reino Unido.
Inicialmente para uso da equipe do NHS (National Health Service) e de funcionários convidados, o local será aberto hoje (08) e estará disponível entre 09:00-17:00 diariamente, com hora marcada.
Stewart Wingate, executivo-chefe do aeroporto de Gatwick, disse: “Temos o prazer de apoiar o esforço nacional contra a disseminação do coronavírus, permitindo que as instalações de Gatwick sejam usadas como um centro de testes para os profissionais de saúde da linha de frente. Temos o espaço disponível em Gatwick para poder hospedar uma operação em grande escala.”
“Além de manter o aeroporto aberto para apoiar vôos de repatriação, entre outros, estamos felizes em poder apoiar o NHS, o Governo e o país da maneira que pudermos.”, disse Wingate. Atualmente, o aeroporto está operando em um único terminal após uma queda acentuada na demanda após a pandemia de Covid-19.
Na sua conta do Twitter, o aeroporto divulgou um foto do local que será disponibilizado e está sendo preparado realizar os testes.
https://twitter.com/GatwickVoice/status/1247806916639649793
O ministro da Saúde, Lord Bethell, disse: “O governo está aumentando rapidamente o esforço nacional para aumentar a capacidade de testes de coronavírus para proteger os vulneráveis, apoiar o NHS e, salvar vidas. Este novo serviço ajudará a acabar com a incerteza de que o NHS e a equipe de assistência social precisam ficar em casa, o que significa que aqueles que tiverem resultados negativos poderão voltar ao trabalho.”
“Este é um esforço nacional e estamos orgulhosos de trabalhar com vários parceiros para transformar essa ambição em realidade e lançar capacidade adicional para onde for necessário“, afirmou Lord Bethell.
A medida que a queda da demanda impacta diretamente as operações no aeroportos, é interessante que sejam disponibilizados espaços ociosos para auxiliar no combate à COVID-19.