fbpx

Aeroporto de Istambul é o primeiro a receber Acreditação de Saúde da ACI

Aeroportos Notícias

Por Rafael Castro

A Airports Council International (ACI) Mundial e a ACI Europe anunciaram hoje que o Aeroporto de Istambul é o primeiro aeroporto a ser acreditado pelo seu novo Programa de Acreditação de Saúde Aeroportuária (Airport Health Accreditation Programme).

Aeroporto de Istambul COVID-19

Imagem: Divulgação / Istanbul Airport.


Mas antes de tudo… o que é uma “acreditação”?

Esse processo é amplamente utilizado no setor de saúde com a acreditação de laboratórios e hospitais, por exemplo. De acordo com o Serviço Internacional de Acreditação (IAS), a acreditação é uma verificação formal e independente de que um programa ou instituição atende aos padrões de qualidade estabelecidos e é competente para realizar determinadas tarefas específicas.

Em linhas gerais, no caso de um aeroporto, significa que ele atende aos requisitos previamente definidos pelas autoridades competentes do setor e demonstra ser capaz de realizar suas atividades com segurança.


A Acreditação da ACI no Aeroporto de Istambul

O Airport Health Accreditation Programme da ACI auxilia os aeroportos avaliando novas medidas e procedimentos de saúde introduzidos como resultado da pandemia da COVID-19, de acordo com as recomendações da Força-Tarefa de Reinício da Aviação do Conselho da ICAO e em alinhamento com os protocolos da EASA (Agência Europeia para a Segurança da Aviação), com o Protocolo de Saúde da Aviação emitido pelo ECDC (Centro Europeu de Prevenção e Controle das Doenças) e com as Diretrizes da ACI EUROPE para uma experiência saudável do passageiro em aeroportos.

Alguns tópicos cobertos pela acreditação incluem limpeza e desinfecção, distanciamento social (quando viável e prático), proteção de pessoal, layout físico, comunicação com os passageiros e facilidades disponíveis.

O Diretor Geral Mundial da ACI, o brasileiro Luis Felipe de Oliveira se mostrou entusiasmado com o esforço dos aeroportos durante a pandemia: “Estou muito impressionado com a forma como a indústria se adaptou rapidamente às novas realidades para introduzir novos protocolos baseados em protocolos globalmente consistentes”.

“Parabenizamos Istambul por ser o primeiro aeroporto a ser acreditado por meio de nosso novo programa de Acreditação de Saúde Aeroportuária, que demonstra que seu foco é a saúde e o bem-estar dos viajantes, funcionários e do público. Isso será crucial quando nossa indústria começar a retomada e, em seguida, se preparar para sustentar as operações contínuas, fornecendo aos passageiros e funcionários altos padrões mundialmente reconhecidos sobre saúde e higiene, o que ajudará a restaurar a confiança do público nas viagens aéreas.”

Kadri Samsunlu, CEO da İGA Airport Operation Inc, operadora do Aeroporto de Istambul, disse que essa acreditação é “importante para garantir que a indústria da aviação esteja na melhor posição possível para apoiar uma forte recuperação em um futuro próximo. A aviação é uma indústria muito resiliente e precisamos tomar medidas para resistir ao impacto do COVID-19 por meio da implementação de padrões rígidos de saúde e segurança em nossas instalações e operações. O Airport Health Accreditation definitivamente deve ser considerado por todos os operadores aeroportuários como prova para demonstrar maior prontidão para construir a confiança dos passageiros.”

“Ter passado com sucesso nas auditorias de um órgão tão poderoso como o ACI e ter se qualificado para obter a acreditação significa muito para nós. O fato do Aeroporto de Istambul ser detentor de certificados internacionais de saúde prova que  garantir a saúde e a segurança dos nossos passageiros e colaboradores é sempre a nossa principal prioridade. Considerando que o Aeroporto de Istambul é o centro global do mundo, a concessão do certificado de ‘Airport Health Accreditation’ também é uma prova de que todas as nossas medidas seguem padrões internacionais. Neste contexto, devo colocar uma ênfase especial que nunca iremos comprometer as normas de higiene que atingimos no aeroporto de Istambul.”


Medidas adotadas pelo Aeroporto de Istambul

Aeroporto de Istambul Temperatura

Imagem: DFNI.

Foram muitas as medidas de segurança e higiene adotadas pelo Aeroporto de Istambul. Algumas delas são:

  • Passageiros devem usar máscaras durante todo o tempo. Aqueles que não as utilizarem terão acesso negado ao terminal e ao embarque.
  • Somente passageiros e pessoas cujo acompanhamento seja essencial têm acesso ao terminal.
  • Medidas de segurança sem contato são aplicadas em pontos de verificação de segurança.
  • A temperatura corporal de todos os passageiros é verificada por uma triagem de câmera térmica na entrada do terminal.
  • Todas as bagagens que passam pelos raios X são higienizadas com luz UV (ultravioleta).
  • Os passageiros que usam um passaporte eletrônico podem higienizar as superfícies de contato de seu passaporte usando o sistema de passaporte eletrônico UV (ultravioleta).
  • Desinfetantes para as mãos estão disponíveis em todas as áreas abertas aos passageiros, desde o momento em que eles entram no edifício do terminal.
  • O edifício do terminal é limpo por limpadores robóticos autônomos UV (ultravioleta).
  • Máquinas de venda automática de equipamentos de proteção individual estão disponíveis no terminal.

Essas são só algumas das medidas implementadas por lá. O vídeo a seguir mostra como a experiência do passageiro pelo Aeroporto de Istambul foi repensada de modo a garantir a saúde e a segurança de todos.


Algum leitor ou leitora planeja passar pelo Aeroporto de Istambul nos próximos meses???

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.