O Aeroporto Internacional de Londres-Stansted (STN), localizado no norte da capital inglesa, realizou uma reformulação do seu sistema de despacho e distribuição de bagagem – que se tornou um dos mais avançados do mundo.
Beumer Autover – como foi batizado – foi desenvolvido pela empresa alemã Beumer Group, que levou quatro anos para ser concluído, é a maior atualização da rede de bagagens do aeroporto desde a inauguração do terminal em 1991. Utiliza uma espécie de plataformas robóticas automatizada para carregar as bagagens de porão uma de cada vez.
O novo sistema de baixo consumo de energia – totalmente automatizado – é mais rápido e mais eficiente. É o mais longo do mundo – dentro de suas especificações – e atinge uma velocidades de até cinco metros por segundo. Com tal rapidez, as malas levam cerca de seis minutos para viajar desde o check-in até estarem prontas para serem carregadas em uma aeronave.
Steve Radford, líder do programa de sistema de bagagem de mão que supervisionou o projeto, disse: “Estamos muito satisfeitos por alcançar este marco muito importante no projeto do sistema de bagagens despachadas. Enquanto os passageiros simplesmente entregam sua bagagem no check-in para a viagem, abaixo do terminal está um sistema altamente automatizado e complexo que garante que a bagagem certa chegue ao vôo certo de maneira eficiente e segura. O sistema Beumer autover usa a mais recente tecnologia digital, que irá preparar a operação de bagagem de Londres-Stansted nos próximos anos, melhorando o desempenho para nossos passageiros e companhias aéreas.”
Veja abaixo o vídeo divulgado nas redes sociais do aeroporto:
https://www.youtube.com/watch?v=iXx86qQ2y_U
Inicialmente, o prazo para o término do projeto era maior. Porém, por conta da pandemia, o fluxo de passageiros no aeroporto teve uma significativa diminuição, abrindo espaço para que a obra fosse entregue antes do esperado.