fbpx

Aeroporto de Porto Alegre expõe antigo planador alemão em parceria com o Varig Experience

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

Em parceria com o projeto Varig Experience, o Aeroporto de Porto Alegre (POA) resgatou um artefato que fez história no estado.

Agora, o aeroporto gaúcho conta com um réplica antigo planador PT-PAQ (modelo Göppening Wolf) – que é bastante conhecido pela população local. Aos que não sabem, a aeronave foi fabricada na Alemanha, fazendo sua primeira exibição no ano de 1938, em Porto Alegre, durante as comemorações da Semana da Asa pela VAE (Varig Aero Esporte), escola criada pela Varig nos anos 30 e conhecida por ser uma das pioneiras no ensino de aviação no Brasil. À época com a nomenclatura de PP-10, o avião fora apelidado de “Gaivota” – posteriormente renomeado de PT-PAQ.

Uma curiosidade é que para alçar voo, o modelo poderia ser lançado de duas maneiras: arrastado por força humana ou de animais – como burros, morro acima; ou atrelado a um carro com corda elástica que o puxava ao longo da pista. Chegando em determinada velocidade, era desacoplado e ganhava o céu. O PT-PAQ chegou a atingir a altura de 240 metros, fato considerado um grande feito para a época. Muito solicitado para demonstração de voos em Paradas da Mocidade e eventos em alusão ao Dia do Aviador, tornou-se uma das atrações aéreas que mais despertava a atenção dos gaúchos e, em especial, dos porto-alegrenses. Nos anos 70, o planador foi doado pelo Clube de Planadores Albatroz ao Museu Varig.

O artefato em apresentação tem 6,35 metros de comprimento e 14 metros de envergadura, sendo reformado pela Fraport, empresa que gerencia POA. A exposição acontece no terminal 1, local que centralizou todas as operações do aeroporto.

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.