Nos últimos dias tem sido noticiado as tragédias que estão ocorrendo no Rio Grande do Sul. As chuvas torrenciais causaram desastres jamais imagináveis. Em decorrência disso, o Aeroporto Internacional de Porto Alegre encontra-se alagado e com suas operações suspensas por tempo indeterminado, segundo a Fraport, administradora do terminal.
Suspensão das operações
A Fraport, empresa que administra o Aeroporto Internacional Salgado Filho (POA), está informando em seu site que o funcionamento está suspenso por tempo indeterminado. O complexo encontra-se alagado devido às severas condições climáticas no estado do Rio Grande do Sul.
Em um boletim atualizado, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) também informou que:
“… o Aeroporto Internacional de Porto Alegre (Salgado Filho) está fechado por tempo indeterminado, com todas as operações suspensas, de acordo com a concessionária Fraport. Não há previsão de retomada. Para a segurança de todos, o terminal de passageiros está fechado”.
Não há previsão para o retorno das operações, já que só será possível quando o nível da água baixar e viabilizar os serviços de limpeza e manutenção necessários para tal.
Os aeroportos de Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Santo Ângelo continuam operando, porém podem ser impactados pelas condições climáticas no Estado.
Fui afetado com a suspensão. Como proceder?
As companhias aéreas brasileiras LATAM, GOL e Azul, já cancelaram voos com origem ou destino à cidade afetada. Não estão previstos pousos ou decolagens até pelo menos as 23h59 de sexta (10). Os passageiros afetados têm a opção de remarcar ou cancelar suas viagens sem custos adicionais, com prazo até o dia 31 deste mês.
Se você é um dos afetados pela suspensão do serviço, verifique por quais canais pode entrar em contato para remarcar ou cancelar seus voos:
- Azul: Através do site da companhia;
- Gol: Central de Atendimento através do número 0300 115 2121;
- LATAM: A autogestão para alterações pode ser realizada diretamente na seção “Minhas Viagens”. Para solicitar o reembolso, é necessário preencher o formulário de solicitação de reembolsos, informando o seu código de reserva e o número do ticket.
Eventos climáticos
Com as fortes chuvas no Estado do Rio Grande do Sul, o nível do rio Guaíba bateu recorde histórico com 5,3 metros, deixando a cidade de Porto Alegre alagada. A capital do estado ainda permanece sob alerta de inundação severa e vários municípios foram declarados em estado de calamidade.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informa que – para aumentar o nível de prevenção – as pessoas podem fazer um cadastro e receber alertas meteorológicos do órgão. Basta enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Uma confirmação vai ser enviada e o número número ficará disponível para receber as informações.
Também é possível se cadastrar através do Whatsapp no número (61) 2034-4611. Um robô de atendimento fará a interação e o usuário poderá compartilhar a localização atual ou qualquer outra de interesse para receber as mensagens da Defesa Civil.
O que fazer para ajudar?
Várias empresas estão solidárias com a grave situação que o Estado está passando e estão disponibilizando formas de levar a sua doação até os necessitados, seja através de pix ou de doações de insumos básicos como roupas, produtos de higiene, água, entre outros.
A CCR, concessionária de alguns aeroportos no Brasil, informou que é possível colocar as doações em um posto de coleta devidamente identificado nos aeroportos de: Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Goiânia, em Goiás; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Confins (BH AirPort), em Minas Gerais; além de Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul.
Além disso, outras instituições como os Correios, Exército Brasileiro, companhias aéreas brasileiras, entre outras pessoas/empresas estão facilitando esse caminho. Se você pretende doar, escolha a que mais você se identifica para abraçar a causa.
Comentário
Se você tem voos com origem ou destino a Porto Alegre, antes de sair de casa, confira sua reserva no site da companhia aérea responsável. Lembre-se que é possível remarcar ou cancelar seu voo sem pagamento de taxas seguindo os critérios de cada empresa.
Os últimos eventos climáticos no Rio Grande do Sul trazem danos incalculáveis a população sulista. Se você pode doar algo ou, até mesmo ser um voluntário, ajude-os a passar por essa adversidade.