Aeroporto de Porto Alegre suspende operações por tempo indeterminado

Notícias

Por Jessika Dantas

Nos últimos dias tem sido noticiado as tragédias que estão ocorrendo no Rio Grande do Sul. As chuvas torrenciais causaram desastres jamais imagináveis. Em decorrência disso, o Aeroporto Internacional de Porto Alegre encontra-se alagado e com suas operações suspensas por tempo indeterminado, segundo a Fraport, administradora do terminal.

passageirodeprimeira.com-governo-portugues-suspende-voos-entre-o-pais-e-o-brasil-aviao-preto-e-branco.jpg


Suspensão das operações

A Fraport, empresa que administra o Aeroporto Internacional Salgado Filho (POA), está informando em seu site que o funcionamento está suspenso por tempo indeterminado. O complexo encontra-se alagado devido às severas condições climáticas no estado do Rio Grande do Sul.

Em um boletim atualizado, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) também informou que:

“… o Aeroporto Internacional de Porto Alegre (Salgado Filho) está fechado por tempo indeterminado, com todas as operações suspensas, de acordo com a concessionária Fraport. Não há previsão de retomada. Para a segurança de todos, o terminal de passageiros está fechado”.

Não há previsão para o retorno das operações, já que só será possível quando o nível da água baixar e viabilizar os serviços de limpeza e manutenção necessários para tal.

Os aeroportos de Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Santo Ângelo continuam operando, porém podem ser impactados pelas condições climáticas no Estado.


Fui afetado com a suspensão. Como proceder?

As companhias aéreas brasileiras LATAM, GOL e Azul, já cancelaram voos com origem ou destino à cidade afetada. Não estão previstos pousos ou decolagens até pelo menos as 23h59 de sexta (10). Os passageiros afetados têm a opção de remarcar ou cancelar suas viagens sem custos adicionais, com prazo até o dia 31 deste mês.

Se você é um dos afetados pela suspensão do serviço, verifique por quais canais pode entrar em contato para remarcar ou cancelar seus voos:


Eventos climáticos

Com as fortes chuvas no Estado do Rio Grande do Sul, o nível do rio Guaíba bateu recorde histórico com 5,3 metros, deixando a cidade de Porto Alegre alagada. A capital do estado ainda permanece sob alerta de inundação severa e vários municípios foram declarados em estado de calamidade.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informa que – para aumentar o nível de prevenção – as pessoas podem fazer um cadastro e receber alertas meteorológicos do órgão. Basta enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Uma confirmação vai ser enviada e o número número ficará disponível para receber as informações.

Também é possível se cadastrar através do Whatsapp no número (61) 2034-4611. Um robô de atendimento fará a interação e o usuário poderá compartilhar a localização atual ou qualquer outra de interesse para receber as mensagens da Defesa Civil.


O que fazer para ajudar?

Várias empresas estão solidárias com a grave situação que o Estado está passando e estão disponibilizando formas de levar a sua doação até os necessitados, seja através de pix ou de doações de insumos básicos como roupas, produtos de higiene, água, entre outros.

A CCR, concessionária de alguns aeroportos no Brasil, informou que é possível colocar as doações em um posto de coleta devidamente identificado nos aeroportos de: Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Goiânia, em Goiás; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Confins (BH AirPort), em Minas Gerais; além de Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul.

Além disso, outras instituições como os Correios, Exército Brasileiro, companhias aéreas brasileiras, entre outras pessoas/empresas estão facilitando esse caminho. Se você pretende doar, escolha a que mais você se identifica para abraçar a causa.


Comentário

Se você tem voos com origem ou destino a Porto Alegre, antes de sair de casa, confira sua reserva no site da companhia aérea responsável. Lembre-se que é possível remarcar ou cancelar seu voo sem pagamento de taxas seguindo os critérios de cada empresa.

Os últimos eventos climáticos no Rio Grande do Sul trazem danos incalculáveis a população sulista. Se você pode doar algo ou, até mesmo ser um voluntário, ajude-os a passar por essa adversidade.

Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 330.000 milhas em 12 meses + benefícios exclusivos para viajar!
Grupos de Alerta do PP
Grupos de Alerta do PPReceba alertas de passagens aéreas no seu WhatsApp!
Clube Livelo
Clube LiveloAssine o Clube Classic e ganhe 2.000 pontos em 10 parcelas de 200 pontos
Clube LATAM Pass
Clube LATAM PassReceba 1.000 pontos por mês + até 10% de bônus em parceiros
Seguro Viagem
Seguro ViagemAté 69% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.