Desde a última sexta-feira (13), passageiros da VOEPASS Linhas Aéreas podem realizar seu embarque através do programa Embarque + Seguro, no Aeroporto Estadual Leite Lopes, em Ribeirão Preto (SP). É a primeira vez no país que um terminal aéreo regional participa do programa.
Para o secretário-executivo do MInfra, Marcelo Sampaio, a chegada da novidade no aeroporto mostra que o Ministério está se digitalizando, e oferecendo uma das melhores tecnologias biométricas atuais. “O início dos testes do Embarque + Seguro no aeroporto de Ribeirão inaugura a participação dos aeródromos estaduais neste importante projeto de transformação digital do Ministério da Infraestrutura, que é um dos mais modernos com uso da tecnologia biométrica em todo o mundo”.
“A VOEPASS Linhas Aéreas está engajada na busca de novas tecnologias para melhorar a experiência dos seus clientes. O Embarque + Seguro será mais uma forma de reduzir o tempo de espera em filas e garantir mais segurança no processo de check-in e embarque”, diz Eduardo Busch, CEO da empresa.
Como funciona o embarque
No momento do check-in no aeroporto, o passageiro é convidado a experimentar a tecnologia para acessar a área de embarque e a aeronave. Após concordar, o cliente recebe, no celular informado, uma mensagem solicitando autorização para obtenção de seus dados.
A atendente da companhia aérea realiza a validação biométrica, comparando os dados e a foto, tirada na hora, com as bases governamentais e a partir da validação, o passageiro fica liberado para ingressar na sala de embarque e na aeronave.
A iniciativa do Governo Federal é desenvolvida pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra), em parceria com o Serpro, empresa pública de inteligência em tecnologia, e a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.
O Embarque + Seguro já esteve presente em diversos aeroportos brasileiros, como o de Florianópolis e, mais recentemente, no Aeroporto Internacional de Brasília. A tecnologia também esteve presente na ponte aérea Rio – São Paulo, marcando a primeira ponte aérea do Mundo a contar com o embarque digital.
O que achou da novidade?