fbpx

Aeroporto de Roma Fiumicino inaugura nova área de embarque após investimentos de 400 milhões de Euros

Notícias

Por Equipe

Uma nova área “Embarque A” para voos Schengen e domésticos foi inaugurada no Aeroporto Internacional de Roma – Leonardo da Vinci, como parte das obras de modernização dos terminais de passageiros do aeroporto.


Área de Embarque A

A nova área de Embarque A, que possui 37.000 m², foi concluída aproveitando a estrutura original do aeroporto da maneira mais eficiente possível (sem consumir terreno adicional). Trata-se de uma infraestrutura de última geração que oferece soluções inovadoras e amigáveis ao meio-ambiente, que acolherá anualmente mais 6 milhões de passageiros que partem do aeroporto de Fiumicino, graças a 23 novos portões, 13 dos quais estão equipados com fingers de embarque.

A infraestrutura, um passo importante no projeto de modernização da zona leste do aeroporto, contou comum investimento total de 400 milhões de euros.

A obra consiste em duas grandes estruturas e conta com 7 obras-primas do Parque Arqueológico de Ostia Antica, para promover o classicismo romano e o valor histórico e artístico da área em qual o aeroporto se encontra.

Com a novidade, o aeroporto de Fiumicino opera um píer inovador dedicado a voos para destinos Schengen e domésticos, com uma vista privilegiada para o pátio e uma galeria comercial exclusiva com mais de 6.000 metros quadrados de espaço dedicado ao varejo, comida e bebida.

O evento de inauguração aconteceu no dia 18 de maio e contou com a presença do Presidente da República, Sergio Mattarella, Presidente da ENAC, Pierluigi Di Palma, do Prefeito de Fiumicino, Esterino Montino, do Prefeito da Cidade Metropolitana de Roma, Roberto Gualtieri, do Presidente da da Região do Lazio, Nicola Zingaretti, e o Ministro de Infraestrutura e Mobilidade Sustentável, Enrico Giovannini.

“A infraestrutura que inauguramos hoje é um marco: um testemunho do valor da Itália, que não para apesar das dificuldades e recomeça com coragem e visão”, disse Marco Troncone, CEO da Aeroporti di Roma.

“Com a abertura da área de Embarque A, garantimos nossa contribuição para o reinício do país, preparando-nos para enfrentar as próximas oportunidades de renascimento, como o Jubileu de 2025 e a candidatura de Roma à Expo 2030, que oferecem à Itália e sua capital a chance de reafirmamos o seu papel central no cenário internacional e, neste contexto, queremos que Fiumicino continue a ser um excelente cartão de visita: a porta de entrada da Itália preparada para o futuro.

A nova área de embarque A faz parte de um programa mais amplo que prevê investimentos de 10 bilhões de euros – dos quais 2 já foram gastos – até o final da concessão, para apoiar a conectividade internacional do país, aumentando a extensão do setor socioeconômico, antecipando a necessária transição ecológica e digital, juntamente com o melhor da Itália.”

 

Mais de 100 destinos Schengen e domésticos podem ser alcançados a partir da nova infraestrutura, equipada com 23 portões e 13 fongers de embarque. O número significativo de jetways levará imediatamente a uma redução significativa do uso de ônibus no local, com benefícios tanto na qualidade do serviço quanto na redução de emissões.

Todos os portões estão equipados com a nova tecnologia touchless, permitindo que os passageiros realizem os procedimentos de embarque de forma independente e rápida. O área A tem dimensões aproximadas de 38 x 254 m e é constituído por três níveis, um dos quais é subterrâneo, com uma altura total aproximada de 20 m.

O edifício foi construído priorizando a iluminação natural, com grandes clarabóias inseridas na cobertura. Para se ter uma ideia do tamanho da área de Embarque A, basta pensar que a área envidraçada total é superior a 11.000 metros quadrados, um espaço equivalente a 15 piscinas olímpicas.

As operações no local começaram dia 19 de maio, sendo o primeiro voo da ITA Airways, que saiu às 07h00, com destino a Milão Linate.


A Galeria Comercial

No andar das partidas, a oferta de comércios para passageiros é variada e composta por lojas e estabelecimentos de comidas e bebidas e serviços. No nível superior, no mezanino do Terminal 1, há uma área de alimentação e em breve também estarão disponíveis salas VIP e áreas de trabalho.


A pegada ‘verde’ da área de embarque A

O conceito arquitetônico da área foi realizado usando as mais avançadas tecnologias de construção e os mais altos padrões de proteção ambiental. Todo o projeto é ‘made in Italy’, pois foi desenvolvido pela equipe de arquitetos e engenheiros da ADR Ingegneria, empresa italiana.

As formas clássicas, aliadas à transparência e ao aproveitamento máximo da luz natural, dão ao passageiro a impressão de estar no meio das pistas. Além disso, o Pier A está atualmente sendo certificado de acordo com o protocolo internacional ‘Leed’ – (Leadership in Energy and Environmental Design). O nível Gold de certificação, atribuído ao projeto, denota como a infraestrutura foi projetada e construída para ter um impacto ambiental reduzido.


Arte e cultura em exposição no Pier A

Ao longo do Pier A, os passageiros podem admirar esculturas e pinturas da Roma Antiga, admirando a exposição “Humanos e Deuses em Ostia Antica”, projeto científico do Parque Arqueológico de Ostia Antica com a assistência logística da ADR.

As sete obras expostas representam a paisagem artística e a arte da antiga colônia romana, provenientes de monumentos urbanos e do território da cidade (Terme di Nettuno, Teatro, Necrópole do Porto all’Isola Sacra). É a mesma área onde hoje se encontra o aeroporto Leonardo Da Vinci – o principal hub de tráfego de passageiros na Itália e um dos principais hubs europeus.

Esta nova instalação artística junta-se à já colocada na zona de Embarque E, “As imagens do tempo”, que apresenta seis obras da Antiguidade Romana (cinco esculturas e um esplêndido mosaico), todas provenientes das escavações de Ostia Antica e da Necrópole de Isola Sacra.

Também em exposição no Pier A está uma obra do artista Marco Lodola entintitulado ‘Deti’, que é inspirado na palavra cirílica para ‘crianças’ e pretende ser um apelo à paz. A obra, doada pelo autor ao Aeroporti di Roma, é uma homenagem à famosa pomba de Picasso e as cores lembram as da bandeira da paz.


Você passará pelo Aeroporto de Roma em breve? O que achou da nova área de embarque?

Seguro Viagem
Seguro Viagem
4 pontos Livelo por real gasto + 70% de desconto!
Conta Americana
Conta Americana
Ganhe US$10 na Conta Americana da Nomad!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.