A cidade de Salvador sediará um evento inédito no Brasil: a CAPA Latin America Aviation &

Foto: Will Recarey
Conforme ressalta Andrea Mendonça da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), “sediar um evento internacional é afirmar que Salvador está preparada para ser inserida no roteiro de grandes eventos corporativo, buscando cada vez mais espaço no turismo de negócios”. Ela ainda reforça que a vinda de um evento desse porte será muito importante para que as companhias aéreas internacionais tenham interesse de voar para a capital da Bahia.
Sobre o evento
Fruto de um esforço conjunto da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), e do Salvador Bahia Airport, o evento da CAPA tem como intuito atrair novas companhias e destinos internacionais, tendo em vista que os mais tradicionais, como Lisboa, Buenos Aires e Madri, já estão de volta. Ainda, é notável o aumento progressivo da demanda por mais voos.
Durante os dois dias de evento, estarão na cidade executivos e planejadores de malha de grandes companhias áreas. Por exermplo, já estão confirmadas as presenças dos CEOs das brasileiras GOL, Azul e da Latam Brasil, além da colombiana Ultra Air, da argentina Flybondi, da portuguesa TAP e da equatoriana Equair. Estarão também presentes executivos da Lufthansa, American Airlines e Avianca.
Aeroporto de Salvador pós-pandemia
Após a pandemia, a oferta na capital baiana ficou mais diversificada, com rotas disponíveis para todas as regiões do país. O Salvador Bahia Airport ganhou um hub da GOL e a entrada de um novo operador regional, a Abaeté Linhas Aéreas.
O desafio é replicar esse fenômeno na malha internacional, cuja recuperação anda a passos mais lentos globalmente. Segundo dados da própria CAPA referente a maio de 2022, o volume de tráfego internacional no país como um todo ainda está 31% abaixo do que era no pré-pandemia, o que demonstra que há um espaço a ser ocupado.
O evento é super relevante e, caso consigam negociar novos voos a partir de Salvador, a cidade será beneficiada com a expansão de rotas, impulsionando principalmente o turismo. Vamos torcer para que novos voos internacionais se concretizem a partir da capital baiana.
Quais rotas internacionais vocês gostariam de ver saindo de Salvador?