O Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, ganhou carregadores de carros elétricos que foram instalados em um dos estacionamentos do terminal carioca. O projeto foi desenvolvido pela empresa Tupinambá Energia, que atua em soluções de mobilidade elétrica.
Segundo Davi Bertoncello, sócio-diretor da empresa de mobilidade, a novidade prepara o terminal para o futuro. “Sabemos por pesquisa que dois em cada três brasileiros pretendem comprar um carro elétrico no futuro”, disse.
“O que vai definir o tempo até este futuro se tornar realidade é justamente a infraestrutura de recarga elétrica, uma das principais barreiras de crescimento do mercado. Enxergamos aí uma oportunidade de criar a melhor experiência de carregamento para o usuário, contribuindo para a transição da matriz energética veicular no Brasil”.
Como funciona os carregadores
Nesta primeira fase, serão disponibilizados cinco pontos com os equipamentos de 22 kW. O serviço pode ser desbloqueado por um aplicativo gratuito, por meio da leitura do QR Code localizado no carregador.
Segundo a desenvolvedora do projeto, existem hoje no Brasil 80 mil automóveis elétricos ou híbridos em circulação. Para atender esta demanda, a empresa desenvolveu soluções de recarga para todas as etapas da jornada de eletroabastecimento, do aplicativo ao carro carregado.
Localização dos carregadores
Os pontos de recarga estão localizados no edifício-garagem do Terminal 2, em frente a um dos lounges da rede Plaza Premium.
Comentário
Para a concessionária RIOgaleão, que administra o aeroporto, além dos benefícios ao meio ambiente devido a não emissão de CO2 na atmosfera, o projeto irá aprimorar ainda mais a experiência dos passageiros. A iniciativa é um grande passo para que este e outros aeroportos brasileiros se adaptem ao futuro da mobilidade, aliada a menor emissão de poluentes.
O que você achou desta novidade no aeroporto internacional da Cidade Maravilhosa?