O Aeroporto do Galeão inaugurou uma nova Sala Sensorial e de Acomodação Sensorial no âmbito do Programa de Acolhimento ao Passageiro com Transtorno do Espectro Autista (TEA) do Governo Federal. O espaço está localizado na área restrita do embarque doméstico em uma área de 25 m².
Novo espaço para passageiros com autismo no Galeão
A iniciativa é do Aeroporto Internacional do Galeão em conjunto com a Kube Arquitetura e a arquiteta Ana Paula Chacur, especialista em TEA e mãe de uma adolescente com o transtorno. O projeto propõe espaços que oferecem previsibilidade à experiência de voar, estimulam os sentidos de forma controlada e acolhem passageiros de todas as idades em momentos de crise, com cuidado, segurança e empatia, respeitando a diversidade de perfis e necessidades sensoriais.
Sala Sensorial
Na Sala Sensorial, os estímulos são cuidadosamente planejados para preparar o passageiro para diferentes momentos da viagem. O ambiente remete à cabine de um avião: paisagens em movimento nas janelas, luzes coloridas no teto e o uso intencional das cores estimulam a visão, as cadeiras vibram para simular a movimentação natural da aeronave, enquanto o contato com as janelas e os maleiros reforça a ativação do tato.
O sistema auditivo é estimulado por sons típicos da experiência de voo, como chamadas de comissários, o som da janela do avião abrindo e fechando e o barulho do maleiro sendo acessado. Já o sistema paladar-olfato é provocado por cheiros comuns durante a viagem aérea, como perfumes de passageiros, em fragrâncias suaves.
Sala de Acomodação Sensorial
Enquanto isso, a Sala de Acomodação Sensorial é destinada a passageiros em crise ou com necessidade de maior refúgio dos estímulos do terminal. O espaço conta com uma área de abrigo equipada com poltronas individuais estofadas e iluminação suave, criando um ambiente acolhedor e privativo, projetado para promover a segurança e a regulação sensorial. O espaço oferece as condições necessárias para que o passageiro possa se reequilibrar e seguir sua jornada com mais tranquilidade.
Localização e horário de funcionamento
O espaço está localizado na área restrita do embarque doméstico em uma área de 25 m².
- Horário de funcionamento: 24h, todos os dias da semana;
- Acesso gratuito limitado à capacidade do local.
Comentário
A diversidade é algo a ser encorajado e elogiada em qualquer situação. Portanto, é muito bom ver o cuidado que o Aeroporto do Galeão demonstra com passageiros com espectro autista, uma vez que mostra tanto para o passageiro que possui o TEA, mas também a seus familiares que eles se preocupam com o bem-estar do passageiro.
O que achou da iniciativa do Aeroporto do Galeão?