O Hermes Pardini, um dos principais laboratórios de Minas Gerais, inaugurou uma Unidade de Testagem para a COVID-19 no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (CNF). Planejado para oferecer conveniência e deslocamento seguro aos viajantes, o laboratório fica em frente ao Desembarque 1 e oferece o teste RT-PCR, considerado padrão ouro para detectar o coronavírus, com resultado em até 4 horas.
Exames RT-PCR
Disponível apenas na modalidade particular e sem exigência de pedido médico, o exame pode ser feito em pessoas sintomáticas e assintomáticas que precisam realizar viagens. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e aos sábados, das 7h às 12h.
Em até 4 horas o cliente poderá visualizar o laudo, em dois idiomas, português e inglês, pelo aplicativo ou site do Hermes Pardini. Realizado por meio da coleta de material do nariz e garganta com uma haste flexível, o teste molecular do tipo RT-PCR identifica o material genético do vírus no organismo e é usado para detectar se a pessoa está infectada no momento. Diferentemente dos exames sorológicos, que coletam sangue e identificam a presença de anticorpos, indicando uma contaminação no passado.
A instalação da unidade é temporária para atender o período de maior volume de voos e passageiros. Historicamente, entre dezembro e fevereiro, o número de viajantes circulando pelo país aumenta consideravelmente, sobretudo por conta de férias escolares, Natal e Réveillon. Vale ressaltar que o laboratório instalado no aeroporto atende a todas as exigências da Vigilância Sanitária para realizar testes de COVID-19.
Palavras dos diretores
“Estamos iniciando o período de aumento na movimentação de passageiros, pelo início da alta temporada, e oferecer esse serviço em parceria com um laboratório de referência no país é mais uma medida de prevenção ao coronavírus e uma forma de ampliar a segurança de passageiros, visitantes e comunidade aeroportuária”, ressaltou Geovane Medina, gestor de Inovação e Planejamento Operacional.
Atualmente, o Hermes Pardini tem o maior núcleo para realização de exames RT-PCR para COVID do Brasil, com capacidade para 20 mil testes dia e tem atuado fortemente no diagnóstico da doença, desde que ela chegou ao Brasil. “Atender as pessoas que necessitam viajar neste momento faz parte do propósito do grupo de gerar acesso à tecnologia em saúde para quem precisa e onde estiver”, concluiu o vice-presidente da rede de laboratórios, Alessandro Ferreira.
Alguém que com voo marcado a partir de Confins vai aproveitar para fazer o exame na nova unidade de testagem do aeroporto?