O Aeroporto Santos Dumont inaugurou hoje (11), o Embarque +Seguro, uma tecnologia totalmente digital, com uso de reconhecimento facial, e que dispensa a apresentação do cartão de embarque pelos passageiros.
Sobre o projeto
O projeto Embarque + Seguro foi idealizado pelo Ministério da Infraestrutura e desenvolvido pelo Serpro, empresa de tecnologia da informação do Governo Federal, para tornar mais eficiente, ágil e seguro o processo de embarque nos aeroportos. O projeto tem a participação de empresas parceiras, com a colaboração da Infraero e da Azul, o que assegurou o suporte de equipamentos modernos necessários para oferecer o embarque automatizado em portões eletrônicos, que será integrado a um sistema nacional que vai permitir checar e validar, com rapidez e segurança, a identidade do passageiro a partir do cruzamento com diferentes bases de dados governamentais.
O Embarque +Seguro no Santos Dumont permitirá que a Infraero inicie o ingresso em um grupo de aeroportos que utiliza a tecnologia para agilizar processos de embarque e garantir segurança nos controles que o transporte aéreo exige. No Santos Dumont, o tempo de checagem por passageiro será de aproximadamente dois segundos e vai dispensar o manuseio de papéis e documentos, uma medida alinhada às melhores práticas de combate à Covid-19, no âmbito do transporte aéreo, e que a Infraero já vem adotando em seus aeroportos.
Comentário
Como ainda estamos vivendo um momento delicado, medidas como essa são sempre bem vindas para trazer segurança aos passageiros e funcionários que utilizam os aeroportos. Recentemente, o Aeroporto de Brasília instalou câmera que mede a temperatura e detecta o uso de máscara nos passageiros. Os avanços das novas tecnologias progridem cada vez mais no cenário nacional.
Algum leitor espera testar a novidade?